Porsche apresenta o novo Cayenne Turbo em Frankfurt

SUV vem equipado com um motor 4.0 V8 biturbo de 550 cavalos
Com sua apresentação no 67º Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt, o novo Porsche Cayenne Turbo chega à terceira geração totalmente renovado. O modelo conta com elementos de alta esportividade como aerodinâmica ativa incluindo defletor de teto, suspensão pneumática de três câmaras controlada, pneus de tamanhos diferentes para cada eixo, novos freios de alta performance e eixo traseiro esterçável.
O principal destaque do modelo é o novo motor 4.0 V8 dois turbocompressores. Com potência de 550 cv, ele supera o motor de seu antecessor em 30 cv, enquanto o torque máximo de 770 Nm representa um aumento de 20 Nm. O novo Cayenne Turbo acelera de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos (3,9 segundos com o pacote Sport Chrono) e alcança uma velocidade máxima de 286 km/h.
Como é característico nas novas gerações de motores, os turbocompressores são posicionados dentro do V formado pelos cilindros, o chamado layout centralizado das turbinas. As menores distâncias da tubulação do escapamento entre as câmaras de combustão e os turbocompressores tornam o motor especialmente ágil nas respostas, enquanto a disposição central dos mesmos resulta num significativo aumento na potência obtida.
Outra vantagem é a construção compacta do motor. Isto permite a instalação numa posição mais baixa, o que tem um efeito positivo na dinâmica de condução: o centro de gravidade fica mais baixo e a precisão nas curvas, maior.
O Cayenne Turbo conta com uma nova suspensão de três câmaras com o sistema ativo de amortecedores que amplia consideravelmente sua capacidade off-road bem como o desempenho em pista. Os pneus de raio 21 tem medida 285/40 na frente e 315/35 na traseira, justamente para melhorar a performance dinâmica do veículo.
O novo Cayenne Turbo é o primeiro SUV a ter um defletor de teto adaptativo como parte de sua aerodinâmica ativa. Dependendo da posição, ele otimiza a eficiência, aumenta a pressão aerodinâmica sobre o eixo traseiro e, na posição de freio aerodinâmico, encurta a distância de frenagem em alta velocidade. O resultado é que numa frenagem total a 250 km/h, o SUV consegue parar até dois metros antes.
O lançamento de mercado na Europa previsto para o final de 2017. Na Alemanha, o novo modelo topo da linha de SUVs custa 138.850 euros.
O Brasil também receberá este modelo e a previsão de chegada no pais é o segundo semestre de 2018. Pacotes e preços ainda não foram definidos.
Revista Comprecar
- Notícias 04/07/2025 Hyundai Creta lidera o varejo brasileiro No primeiro semestre de 2025
- Notícias 03/07/2025 Ford cresce acima da indústria e comemora o sucesso Completou o primeiro semestre de 2025 com um crescimento de 14,6% nas vendas
- Notícias 03/07/2025 Volvo Car Brasil encerra primeiro semestre com crescimento Consolidando sua posição entre as líderes do mercado premium no país
- Notícias 02/07/2025 GM inicia a produção do Novo Tracker Primeira aparição oficial do SUV antecipa sua chegada às concessionárias
- Notícias 01/07/2025 GWM apresenta linha de acessórios para o Tank 300 Com preços competitivos e ampla variedade