Porsche apresenta o novo Cayenne Turbo em Frankfurt

SUV vem equipado com um motor 4.0 V8 biturbo de 550 cavalos
Com sua apresentação no 67º Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt, o novo Porsche Cayenne Turbo chega à terceira geração totalmente renovado. O modelo conta com elementos de alta esportividade como aerodinâmica ativa incluindo defletor de teto, suspensão pneumática de três câmaras controlada, pneus de tamanhos diferentes para cada eixo, novos freios de alta performance e eixo traseiro esterçável.
O principal destaque do modelo é o novo motor 4.0 V8 dois turbocompressores. Com potência de 550 cv, ele supera o motor de seu antecessor em 30 cv, enquanto o torque máximo de 770 Nm representa um aumento de 20 Nm. O novo Cayenne Turbo acelera de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos (3,9 segundos com o pacote Sport Chrono) e alcança uma velocidade máxima de 286 km/h.
Como é característico nas novas gerações de motores, os turbocompressores são posicionados dentro do V formado pelos cilindros, o chamado layout centralizado das turbinas. As menores distâncias da tubulação do escapamento entre as câmaras de combustão e os turbocompressores tornam o motor especialmente ágil nas respostas, enquanto a disposição central dos mesmos resulta num significativo aumento na potência obtida.
Outra vantagem é a construção compacta do motor. Isto permite a instalação numa posição mais baixa, o que tem um efeito positivo na dinâmica de condução: o centro de gravidade fica mais baixo e a precisão nas curvas, maior.
O Cayenne Turbo conta com uma nova suspensão de três câmaras com o sistema ativo de amortecedores que amplia consideravelmente sua capacidade off-road bem como o desempenho em pista. Os pneus de raio 21 tem medida 285/40 na frente e 315/35 na traseira, justamente para melhorar a performance dinâmica do veículo.
O novo Cayenne Turbo é o primeiro SUV a ter um defletor de teto adaptativo como parte de sua aerodinâmica ativa. Dependendo da posição, ele otimiza a eficiência, aumenta a pressão aerodinâmica sobre o eixo traseiro e, na posição de freio aerodinâmico, encurta a distância de frenagem em alta velocidade. O resultado é que numa frenagem total a 250 km/h, o SUV consegue parar até dois metros antes.
O lançamento de mercado na Europa previsto para o final de 2017. Na Alemanha, o novo modelo topo da linha de SUVs custa 138.850 euros.
O Brasil também receberá este modelo e a previsão de chegada no pais é o segundo semestre de 2018. Pacotes e preços ainda não foram definidos.
Revista Comprecar
- Notícias 10/09/2025 GWM lança picape com a garantia mais abrangente do mercado Poer P30 chega equipada com motor 2.4 turbo diesel de 184 cv, tração 4x4 e transmissão automática de nove marchas
- Notícias 10/09/2025 Stellantis mantém liderança nos mercados da América do Sul No acumulado do ano, foram mais de 648 mil unidades emplacadas, aumento de 71.694 veículos em relação a 2024, e participação de 23,1% no mercado regional
- Notícias 08/09/2025 Chevrolet Spark EUV estreia no Brasil Motor zero emissão de 180 Nm de torque instantâneo garante respostas ágeis no uso urbano, enquanto a bateria LFP oferece 258 km de autonomia média e recarga rápida em até 35 minutos.
- Notícias 08/09/2025 DER-SP ativa 40 novos radares em rodovias estaduais Objetivo é reduzir acidentes e reforçar a segurança nas estradas com fiscalização eletrônica em pontos estratégicos; no total, 191 equipamentos já estão em operação
- Notícias 05/09/2025 Toyota Corolla GLi Hybrid estreia por R$ 189.000 no Brasil Novidade chega às concessionárias por R$ 189.000 e até 18% de desconto