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Primeiro SUV da Volkswagen: conheça o T-Cross

Modelo é o primeiro SUV da marca feito no Brasil

A Volkswagen percebeu a força que o mercado de SUVs está apresentando nos últimos anos e decidiu embarcar nessa jornada. O resultado foi o T-Cross, primeiro SUV produzido pela montadora alemã.

O modelo, anunciado simultaneamente onde será produzido (América, Ásia e Europa), chegará às concessionárias a partir de abril de 2019 e promete movimentar a procura pelos SUVs.

Vamos aprender mais sobre esse modelo e o que ele tem que pode fazer com que os concorrentes percam espaço em um mercado tão concorrido.

Características do Volkswagen T-Cross

O modelo foi desenvolvido para atender às exigências dos consumidores apaixonados por SUV. Seu slogan é “ele é mais”, com o intuito de que o cliente possa fixar a ideia na mente de que ele é mais completo do que as outras opções da mesma categoria.

Montado sobre a plataforma MQB, sua distância entre-eixos é de 2,65, o que traz um espaço interno bastante confortável. O comprimento da carroceria é de aproximadamente 4,20 m.

A capacidade do porta-malas é de 373 litros, o que já o coloca bem à frente do Jeep Renegade, por exemplo, que tem apenas 320 litros. Porém, ele conta com um dispositivo que reduz o ângulo do encosto lombar na fileira traseira de bancos, o que aumenta a capacidade para 420 litros.

Em sua parte interna, há ar condicionado digital com saídas traseiras e entradas USB, além de sensores de chuva e de luz, detector de fadiga, sistema start-stop (desliga o automóvel em paradas rápidas) e retrovisor interno anti-ofuscante.

Outros itens são o acesso e partida com chave presencial, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré, rodas de 17”, controle de velocidade de cruzeiro e central multimídia com 6,5”. Alguns dos itens estão presentes apenas em determinadas versões e disponíveis para as demais como opcionais.

Quanto à motorização, existem duas opções: a Highline 250 TSI, com motor quatro cilindros 1.4 turbo flex (150 cv), e a 200 TSI, com motor de três cilindros 1.0 turbo flex (128 cv).

A estimativa é de que os modelos 200 TSI sejam responsáveis por aproximadamente 75% das vendas, já que são mais baratos do que os 250 TSI e ainda apresentam um bom desempenho.

Com direção elétrica, o volante é bem leve, às vezes até em demasia, embora isso seja compensado pelas respostas diretas e também pelo bom comportamento dos pedais.

Os freios a disco nas quatro rodas fazem com que o modelo seja muito eficiente e seguro. Esse ponto, aliás, merece destaque, já que o modelo recebeu cinco estrelas no teste de colisão Latin NCAP.

O modelo traz seis airbags em todas as versões, que se dividem entre frontais, laterais e de cortina. A carroceria tem aços estampados a quente, o que traz mais resistência, além de controles de estabilidade e tração, bloqueio eletrônico de diferencial, assistente de partida em rampas, cintos de segurança com pré-tensionadores e ganchos para fixação de cadeirinhas.

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