Toyota do Brasil entre as marcas bem avaliadas
No ranking Merco Responsabilidade ESG pelo sexto ano consecutivo.
A Toyota do Brasil conquistou nesta quarta-feira (26), a 14ª colocação no Ranking Merco de Responsabilidade ESG, indicador que avalia as empresas mais bem posicionadas nos âmbitos social, ambiental e de governança corporativa. A companhia subiu uma posição em comparação à edição de 2022, e mantém a liderança no setor automotivo nacional, como a empresa com a melhor reputação entre as montadoras.
É a sexta vez consecutiva que a fabricante figura entre as 15 empresas mais responsáveis socialmente do país, o que reforça seu comprometimento com a agenda de sustentabilidade e transparência de suas ações nos últimos anos. “É gratificante estarmos novamente entre as empresas com o melhor desempenho no Merco Responsabilidade ESG. O crescimento sustentável está diretamente conectado à estratégia e às decisões de negócios da companhia, bem como a preocupação com as nossas pessoas e as comunidades em que atuamos. Estar neste ranking é um grande reconhecimento aos esforços que a Toyota tem feito nesse sentido”, explica Roberto Braun, diretor de Comunicação, presidente da Fundação Toyota, e porta-voz da área de ESG da Toyota do Brasil.
A empresa tem se destacado por adotar práticas responsáveis em todas as etapas de produção, minimizando o desperdício e buscando maneiras de reutilizar diferentes tipos de materiais. Só para ilustrar, a Toyota promove a ressignificação de resíduos de sua operação, como uniformes, borras de tinta e resíduos de solvente sujo de sua pintura. Além disso, a empresa possui parcerias para reciclagem de veículos em fim de vida. Por meio da Fundação Toyota, a companhia apoia o projeto ReTornar, capacitando e empregando associações de costureiras na região de Sorocaba e Indaiatuba, impactando positivamente mais de 1.700 pessoas e reutilizando mais de 24 toneladas de resíduos.
Entre as iniciativas aplicadas pela fabricante está a redução do consumo de água na planta de Sorocaba, realizada por meio das seguintes ações: otimização do processo de pintura e captação de água da chuva, uso de sanitários ecológicos e a reutilização da água do ar-condicionado. Essas medidas contribuíram para a redução de até 58% do total de água utilizada na produção de cada veículo e para uma gestão sustentável dos recursos hídricos.
Além disso, também se destaca o uso de energia certificada, por meio de uma fonte limpa e renovável, e o uso exclusivo de lâmpadas LED, que reduzem significativamente o consumo elétrico. A concentração dos principais fornecedores a apenas 1km da fábrica é uma estratégia inteligente da Toyota para reduzir as emissões de CO2. Essa proximidade reduz a circulação de caminhões e o consumo de diesel, além de fortalecer as parcerias com a comunidade local.
Metodologia Merco
A pesquisa de campo do Ranking Merco Responsabilidade ESG no Brasil ocorreu entre julho de 2023 e dezembro de 2023. Assim como a anterior, esta edição apresenta as 100 melhores empresas em um cenário geral de responsabilidade ESG. A metodologia de análise engloba 26 diferentes fontes de informação, como a população geral, analistas financeiros, ONGs, sindicatos, associações de consumidores, jornalistas econômicos, catedráticos de universidades, representantes do governo e gestores de mídias sociais e, também, Merco Digital, com avaliação dos canais e das mídias sociais.
Na etapa final, também é feita uma avaliação de méritos a partir de uma pesquisa respondida pelas próprias empresas. Além do ranking de 100 empresas, também é preparado o ranking de 100 líderes com melhor reputação no país.
Confira a linha Toyota completa nas concessionárias Toyota Tsusho em https://www.tsusho.com.br/
Revista Comprecar
- Notícias 04/12/2024 Fiat lidera o mercado brasileiro Marca encerrou novembro com mais de 48.958 carros vendidos e 20,2% de market share
- Notícias 29/11/2024 Volvo Cars apresenta a melhor XC90 de todos os tempos Nova e aprimorada
- Notícias 29/11/2024 GWM oferece inspeção e lavagem grátis em campanha de férias Para todos os seus clientes
- Notícias 27/11/2024 Audi do Brasil e LATAM Pass iniciam campanha inédita Para oferecer 500 mil pontos aos clientes que comprarem o Audi Q5 híbrido no Brasil
- Notícias 26/11/2024 Hyundai Tucson fabricado no Brasil Volta a ser comercializado em versão atualizada