Toyota é a marca automotiva mais valiosa do mundo

Valor da marca alcançou US$ 28,9 bilhões sendo a marca mais apreciada pelos consumidores
A Toyota foi eleita pela oitava vez como marca líder em valor no setor automotivo global, segundo 10ª edição do ranking BrandZTM Top 100 Most Valuable Global Brands 2015, a maior base de dados sobre relação entre consumidores e marcas no mundo inteiro.
O estudo combina fórmulas e medidas que delimitam o valor das empresas, com base na percepção e opinião das pessoas. Idealizadora do ranking BrandZTM, a Millward Brown Optimor, consultoria global líder em análises de comunicações e marketing, propaganda e pesquisa digital, entrevistou mais de 2 milhões de consumidores em mais de 30 países.
A Toyota, com um valor de marca estimado em US$ 28,9 bilhões, tem permanecido entre as posições máximas do BrandZTM desde 2006, quando a Millward Brown Optimor iniciou a série. Além da Toyota, a marca Lexus também figura entre as dez mais valiosas do segmento, com US$ 4,3 bilhões.
Para compilação das informações são proporcionalmente consideradas performance financeira e de negócios de cada companhia, a fim de separar o valor que a marca desempenha para gerar receita e capitalização de mercado. Na equação são incluídas, ainda, as variações regionais.
Segundo os autores do relatório, embora as vendas de automóveis tenham apresentado sinais de melhoras em algumas regiões, o patamar permanece abaixo dos níveis pré-recessão em outros mercados, impactando negativamente os valores globais das marcas. Em contraste, as vendas totais da Toyota Motor Corporation em 2014 aumentaram em 2,5%, para 10,2 milhões de unidades, impactando positivamente para valorização da marca no ranking deste ano.
O pioneirismo na produção de veículos com tecnologia de propulsão alternativas, atreladas à redução de emissões, foi outro fundamental aspecto que levou a Toyota à liderança no ranking BrandZTM em 2015, de acordo com os especialistas.
Em 2014, a Toyota lançou o primeiro carro abastecido a hidrogênio em escala comercial no mundo, o Mirai, já disponível para venda no Japão. No segundo semestre deste ano, a fabricante deve iniciar a comercialização do modelo movido à célula de combustível na Europa e EUA.
Além disso, a companhia foi a primeira fabricante no mundo a produzir veículos híbridos, com a introdução do Prius, em 1997. Desde então, as vendas de automóveis da marca com esta tecnologia ultrapassaram a barreira das 7 milhões de unidades globalmente.
Revista Comprecar
- Notícias 10/09/2025 GWM lança picape com a garantia mais abrangente do mercado Poer P30 chega equipada com motor 2.4 turbo diesel de 184 cv, tração 4x4 e transmissão automática de nove marchas
- Notícias 10/09/2025 Stellantis mantém liderança nos mercados da América do Sul No acumulado do ano, foram mais de 648 mil unidades emplacadas, aumento de 71.694 veículos em relação a 2024, e participação de 23,1% no mercado regional
- Notícias 08/09/2025 Chevrolet Spark EUV estreia no Brasil Motor zero emissão de 180 Nm de torque instantâneo garante respostas ágeis no uso urbano, enquanto a bateria LFP oferece 258 km de autonomia média e recarga rápida em até 35 minutos.
- Notícias 08/09/2025 DER-SP ativa 40 novos radares em rodovias estaduais Objetivo é reduzir acidentes e reforçar a segurança nas estradas com fiscalização eletrônica em pontos estratégicos; no total, 191 equipamentos já estão em operação
- Notícias 05/09/2025 Toyota Corolla GLi Hybrid estreia por R$ 189.000 no Brasil Novidade chega às concessionárias por R$ 189.000 e até 18% de desconto