Toyota é a marca automotiva mais valiosa do mundo

Valor da marca alcançou US$ 28,9 bilhões sendo a marca mais apreciada pelos consumidores
A Toyota foi eleita pela oitava vez como marca líder em valor no setor automotivo global, segundo 10ª edição do ranking BrandZTM Top 100 Most Valuable Global Brands 2015, a maior base de dados sobre relação entre consumidores e marcas no mundo inteiro.
O estudo combina fórmulas e medidas que delimitam o valor das empresas, com base na percepção e opinião das pessoas. Idealizadora do ranking BrandZTM, a Millward Brown Optimor, consultoria global líder em análises de comunicações e marketing, propaganda e pesquisa digital, entrevistou mais de 2 milhões de consumidores em mais de 30 países.
A Toyota, com um valor de marca estimado em US$ 28,9 bilhões, tem permanecido entre as posições máximas do BrandZTM desde 2006, quando a Millward Brown Optimor iniciou a série. Além da Toyota, a marca Lexus também figura entre as dez mais valiosas do segmento, com US$ 4,3 bilhões.
Para compilação das informações são proporcionalmente consideradas performance financeira e de negócios de cada companhia, a fim de separar o valor que a marca desempenha para gerar receita e capitalização de mercado. Na equação são incluídas, ainda, as variações regionais.
Segundo os autores do relatório, embora as vendas de automóveis tenham apresentado sinais de melhoras em algumas regiões, o patamar permanece abaixo dos níveis pré-recessão em outros mercados, impactando negativamente os valores globais das marcas. Em contraste, as vendas totais da Toyota Motor Corporation em 2014 aumentaram em 2,5%, para 10,2 milhões de unidades, impactando positivamente para valorização da marca no ranking deste ano.
O pioneirismo na produção de veículos com tecnologia de propulsão alternativas, atreladas à redução de emissões, foi outro fundamental aspecto que levou a Toyota à liderança no ranking BrandZTM em 2015, de acordo com os especialistas.
Em 2014, a Toyota lançou o primeiro carro abastecido a hidrogênio em escala comercial no mundo, o Mirai, já disponível para venda no Japão. No segundo semestre deste ano, a fabricante deve iniciar a comercialização do modelo movido à célula de combustível na Europa e EUA.
Além disso, a companhia foi a primeira fabricante no mundo a produzir veículos híbridos, com a introdução do Prius, em 1997. Desde então, as vendas de automóveis da marca com esta tecnologia ultrapassaram a barreira das 7 milhões de unidades globalmente.
Revista Comprecar
- Notícias 08/05/2025 Audi do Brasil abre pré-venda do inédito A6 Sportback e-tron Novo modelo 100% elétrico
- Notícias 08/05/2025 myChevrolet app ganha recursos inéditos reforça o mais avançado pacote de conectividade automotiva
- Notícias 08/05/2025 Ford Mustang GT Manual Esgota a venda em 60 minutos
- Notícias 08/05/2025 Volvo Car Brasil mantém desempenho acima Em mais um mês forte, Volvo Car Brasil manteve a performance
- Notícias 06/05/2025 Volkswagen Polo é o veículo mais vendido do Brasil Com 10.932 unidades emplacadas em abril