Toyota e Subaru desenvolverão juntas plataforma para SUV elétrico

As duas empresas aplicarão as tecnologias de tração nas quatro rodas da Subaru e as tecnologias de eletrificação de veículos da Toyota
A Toyota e a Subaru divulgaram que irão desenvolver conjuntamente uma plataforma dedicada a veículos elétricos a bateria (BEVs) de médio e grande porte e um SUV BEV para venda sob a marca própria de cada empresa. Combinando suas respectivas fortalezas, como as tecnologias de tração nas quatro rodas que a Subaru domina há muitos anos, e as tecnologias de eletrificação de veículos que a Toyota está empregando para reunir outras empresas que compartilham suas aspirações, as duas empresas pretendem enfrentar o desafio de criar produtos atraentes com apelo que somente os BEVs podem oferecer.
Desde a conclusão de um acordo de colaboração comercial, em 2005, a Toyota e a Subaru vêm aprofundando sua cooperação em vários campos, incluindo desenvolvimento, produção e vendas. Os exemplos incluem os esforços que levaram ao início das vendas do Toyota 86 e do Subaru BRZ, desenvolvidos em conjunto, em 2012, e o início das vendas do híbrido-elétrico original (HEV) Subaru Crosstrain Hybrid nos Estados Unidos, que recebeu conhecimento relacionado às tecnologias HEV da Toyota.
Atualmente, abordar a eletrificação de veículos é obrigatório, devido a questões energéticas e a políticas governamentais de cada país ou região, bem como devido às diferenças nas regulamentações ambientais, nas etapas de preparação da infraestrutura e nas necessidades do mercado por veículos elétricos, eficiência e rápido desenvolvimento de produtos adequados.
Além disso, a comercialização de BEVs requer o uso de baterias de grande capacidade e, junto com a popularização de veículos com este tipo de propulsão, demanda uma nova dimensão para o fornecimento de baterias. Com as diferenças na forma como os carros serão utilizados e ao estado da construção da infra-estrutura, uma nova abordagem nos métodos de vendas também será necessária. Essas e outras questões apresentam um crescente número de desafios relacionados a custos, suprimentos e formas de vender.
Para responder com um senso de velocidade às diversas necessidades desses mercados e a múltiplos desafios, a Toyota e a Subaru acreditam que seja necessário buscar um modelo de negócios que vá além das convenções, cruzando fronteiras industriais junto com vários tipos de outras entidades que compartilhem suas aspirações. Como um primeiro passo nessa direção, ao acelerar a produção reunindo tecnologias que representam os pontos fortes de cada empresa e cooperando sempre que possível, as duas companhias desenvolverão conjuntamente uma plataforma dedicada ao BEV. A plataforma será desenvolvida para ser amplamente aplicável a vários tipos de veículos, incluindo sedãs e SUVs de segmento C e D, bem como ao desenvolvimento eficiente de modelos de veículos derivados.
Revista Comprecar
- Notícias 12/09/2025 GWM lança no Brasil o Haval H9, SUV inteligente de 7 lugares Vendas começam em 12 de setembro, com preço promocional de R$ 309 mil
- Notícias 12/09/2025 Valor rodado de carros elétricos é 73,6% mais barato Energia elétrica residencial foi o principal fator responsável pela deflação registrada no mês de agosto
- Notícias 10/09/2025 GWM lança picape com a garantia mais abrangente do mercado Poer P30 chega equipada com motor 2.4 turbo diesel de 184 cv, tração 4x4 e transmissão automática de nove marchas
- Notícias 10/09/2025 Stellantis mantém liderança nos mercados da América do Sul No acumulado do ano, foram mais de 648 mil unidades emplacadas, aumento de 71.694 veículos em relação a 2024, e participação de 23,1% no mercado regional
- Notícias 08/09/2025 Chevrolet Spark EUV estreia no Brasil Motor zero emissão de 180 Nm de torque instantâneo garante respostas ágeis no uso urbano, enquanto a bateria LFP oferece 258 km de autonomia média e recarga rápida em até 35 minutos.