Toyota GAZOO Racing confirma novo GR Yaris
GR Yaris terá opções com câmbio manual de seis marchas e automático de oito marchas
Baseado no modelo campeão do Campeonato Mundial de Rali de 2025 (WRC), com duas corridas de antecedência, o GR Yaris está confirmado para o Brasil. Criado a partir da expertise da TOYOTA GAZOO Racing no automobilismo, o hot hatch será vendido em duas versões – com câmbio manual ou automático – e chegará aos primeiros compradores em abril de 2026.
Desenvolvido por entusiastas para entusiastas
Com o DNA das competições de rali, nenhum detalhe do GR Yaris se sobrepõe à função: as novas entradas de ar na dianteira e nos paralamas melhoram a aerodinâmica e a refrigeração do conjunto mecânico. Já os paralamas alargados abrigam rodas forjadas, exatamente como nos carros de corrida, e freios de alta performance.
Na traseira, as saídas de ar reduzem a resistência aerodinâmica, além de melhorarem a dirigibilidade e a estabilidade do veículo, bem como a dispersão do calor proveniente do sistema de escape. As luzes de neblina e de ré foram retiradas do para-choque para reduzir o risco de danos durante possíveis colisões em competições, enquanto aerofólio perdeu a terceira luz de freio para facilitar sua substituição ou personalização.
Plataforma e suspensão aprimorados
Construído sobre uma estrutura desenvolvida exclusivamente pela TOYOTA GAZOO Racing, o hot hatch pesa apenas 1.305 kg na versão manual e 1.325 kg na automática.
O esportivo combina a parte frontal do Yaris europeu, feito sobre a plataforma GA-B, e traz a suspensão do tipo McPherson com três pontos fixação. Na traseira, o hot hatch toma como base a plataforma GA-C, dedicada a veículos maiores da Toyota, e utiliza um refinado conjunto de suspensão independente do tipo double wishbone.
Para garantir mais rigidez à carroceria e melhor handling, o novo GR Yaris recebeu cerca de 15% a mais de pontos de solda, além de 15% mais adesivos estruturais. Já o sistema de direção elétrica recebeu o final tuning do piloto profissional Kazuya Oshima para uma sensação de relação mais direta (1:1) entre o movimento do volante e das rodas.
Conjunto mecânico com DNA das pistas
O GR Yaris vem equipado com motor 1.6 turbo de três cilindros com impressionantes 300 cv de potência e 40,2 kgfm de torque.
Para isso, o modelo tem pistões reforçados, sistema de injeção de combustível D-4ST com pressão elevada para 260 bar, radiador de óleo com sistema de refrigeração aperfeiçoado e um exclusivo pulverizador de água para o controle de temperatura do intercooler em situações de exigência extrema.
Por sua vez, o sistema de tração integral GR-Four – igual ao utilizado pelo GR Corolla – tem três diferenciais (um central e dois Torsen de deslizamento limitado, um em cada eixo) e três modos de distribuição de torque: Normal (60% dianteiro e 40% traseiro), Gravel (53:47) e Track (variação contínua entre 60:40 e 30:70). Essa é mais uma herança do rali, onde a TOYOTA GAZOO Racing é campeã mundial há cinco anos consecutivos.
Purismo, agora, em duas configurações
Para a além do câmbio manual de seis marchas, o GR Yaris terá a opção de transmissão automática GR-DAT (Direct Automatic Transmission) de 8 marchas, desenvolvida para entregar respostas extremamente rápidas, e as trocas manuais têm o padrão de competição: empurrando a alavanca para reduzir e puxando para “subir” marchas.
Cabine pensada para a pilotagem purista
Toda a cabine do novo GR Yaris é exclusiva e foi desenvolvida sob o conceito driver-first, que prioriza a experiência do condutor. Com inspiração nos veículos de competições de rali, o console central é inclinado em 15° para melhorar a visibilidade e há espaço para a instalação de mostradores ou de um monitor para copiloto à frente do passageiro.
Em relação à tecnologia, o modelo oferece um quadro de instrumentos digital de 12,3” com modos de visualização Normal e Esportivo – sendo este último com layout mais minimalista e focado nas informações de desempenho. Nas versões automáticas, são exibidas a temperatura do óleo da transmissão e alertas de redução para as marchas.
Para reforçar a ergonomia de um legítimo esportivo, o hot hatch teve a borda superior do painel rebaixada em 50 mm e espelho retrovisor reposicionado. Além disso, foram realizados importantes ajustes para aprimorar a postura de pilotagem, com volante reposicionado e bancos dianteiros rebaixados em 25 mm para um feeling mais purista.
Confiabilidade com até 10 anos de garantia
Assim como o GR Corolla, o novo GR Yaris está contemplado pelo Toyota 10, um programa de extensão de garantia exclusivo no segmento que permite prolongar a cobertura por até 10 anos. Sem nenhum custo adicional ao proprietário, o benefício é ativado automaticamente ao serem realizadas revisões programadas na rede autorizada Toyota após o término do período inicial de 5 anos de garantia de fábrica.
Essa cobertura adicional é renovável a cada 12 meses ou 10.000 km e contempla peças de carroceria, sistema de arrefecimento, componentes elétricos e eletrônicos, motor, transmissão e freios até o limite máximo de 60 meses (totalizando 120 meses quando somados à garantia inicial) e 200.000 km para uso particular ou 100.000 km para uso comercial – o que ocorrer primeiro.
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