Anuncie seu veículo já

Volkswagen Taos traz iluminação muito avançada nos faróis

O modelo chega equipado com a tecnologia IQ.Light, exclusiva no segmento

O Volkswagen Taos inaugura o moderno sistema IQ.Light. Trata-se de um sistema inteligente para a gestão dos fachos de iluminação dos faróis, que se adaptam à diversas situações, garantindo a melhor iluminação possível. Um bom sistema de luzes é sinônimo de segurança também para ciclistas, pedestres e até mesmo animais, que conseguem visualizar o carro. Em pesquisa realizada, 50% dos motoristas sentem-se estressados com a baixa qualidade de iluminação de um veículo, de acordo com GIDAS (German in depth accident study).

Assim, o Taos chega com o objetivo de buscar a posição de referência em iluminação entre os seus concorrentes diretos. Além de luzes 100% em LED, o modelo é equipado com a tecnologia IQ.Light, a mais moderna disponível no Grupo Volkswagen. Os faróis com IQ.Light produzem até 900 lúmens, proporcionando impressionante capacidade de iluminação. Apenas como forma de comparação, uma lâmpada automotiva incandescente comum gera entre 360 e 450 lúmens. Ou seja, a tecnologia IQ.Light tem uma capacidade luminosa muito superior em relação às lâmpadas halógenas. Lembrando que quanto maior o número de lúmens melhor o fluxo luminoso (quantidade de luz emitida).

O IQ.Light traz o sistema de luz frontal adaptativa, conhecida pela sigla AFS (Adaptive Front-lighting System). A luz emitida pelos faróis se adapta a partir da interpretação de diversas informações, como velocidade, ângulo de direção, condições do tempo e dados da rota, entregando assim a melhor iluminação possível ao motorista, sem prejudicar a visibilidade dos outros condutores e também de pedestres e ciclistas.

O AFS tem cinco funções. São elas:

- Village/City Light – Quando o Taos está rodando a baixas velocidades (entre 10 km/h e 35 km/h) no perímetro urbano, o sistema automaticamente se adapta para que o motorista tenha uma iluminação eficiente mais próxima do carro.

- Motorway Light – Em situações que o carro trafega a uma velocidade acima de 110 km/h em rodovias, por exemplo, o facho se adapta automaticamente para proporcionar uma visibilidade mais distante do veículo, permitindo que o motorista veja o que está acontecendo mais adiante e se antecipe a qualquer situação inesperada.

- Country Light – Quando o veículo está acima de 35 km/h, o farol baixo é automaticamente acionado.

- Dynamic Bending Light – O veículo também possui o sistema de farol de curva dinâmico, que faz com que os fachos dos faróis se ajustem horizontalmente acompanhando a trajetória do veículo em curvas, dependendo da velocidade e do ângulo de esterçamento do volante.

- Ajuste do Farol Alto - Com este recurso, o motorista do Taos não ofusca a vista do motorista que trafega no sentido contrário enquanto utiliza o farol alto. Assim que detecta um carro vindo no sentido oposto, o sistema baixa o facho automaticamente, impedindo que o outro motorista tenha a visibilidade prejudicada.

O sistema IQ.Light oferta também lanternas 100% em LED, e que contam com um desenho exclusivo e cheio de personalidade, permitindo que o SUV da Volkswagen seja visto – e reconhecido – a muitos metros de distância. A iluminação traseira do Taos foi pensada para garantir a máxima segurança aos ocupantes, e também aos motoristas e passageiros dos veículos que estão imediatamente atrás, seja em ruas ou rodovias.

O Taos é equipado com o ESS (Emergency Stop System) ou frenagem de emergência. A partir da leitura de uma série de parâmetros, como velocidade do veículo, acionamento do pedal dos freios e desaceleração, a unidade de controle (BCM) entende o risco real de um acidente e ativa o pisca das luzes de freio a uma frequência de 3 Hertz até o veículo baixar dos 10 km/h ou o processo de frenagem ser interrompido. No entanto, se a velocidade continuar caindo, o pisca alerta então é acionado.

Por conta de o Taos ter lanternas em LED, este recurso se torna ainda mais eficiente, pois o acionamento de uma lâmpada de LED é 0,2 segundo mais rápido que uma lâmpada incandescente normal, possibilitando que a pessoa que está dirigindo o carro logo atrás reaja de forma muito mais imediata, podendo evitar completamente uma colisão traseira.

Led é sempre mais eficiente

Sistemas em LED são superiores em todos os sentidos quando comparadas com lâmpadas incandescentes. Faróis e lanternas em LED propiciam menor consumo de energia, o que traz como benefício uma redução de emissão de CO² em até 7 gramas por ano. Já a economia de combustível no mesmo período é da ordem de aproximadamente 3%. Por fim, a durabilidade chega a ser um absurdo: 25 vezes mais que a vida útil de uma lâmpada comum.

Ambient Light

O novo Taos traz também o Ambient Light, recurso que permite motorista e passageiros escolherem a tonalidade da iluminação do painel, portas dianteiras e também do painel de instrumentos. São 10 cores à disposição, que podem ser escolhidas facilmente a partir da tela de 10.25 polegadas da central de infotainment VW Play. O Taos é o primeiro carro da Volkswagen em que o Ambient Light está atrelado à central de infotainment VW Play.

O Taos pode ser reservado nas concessionárias Volkswagen do grupo Vecol (vecolveiculos.com.br).