VW Golf GTI quebra recorde em Nürburgring

O Golf GTI Edition 50 bate recorde com volta de 7:46.13 na pista alemã.
O novo Golf GTI Edition 50 será apresentado mundialmente no próximo dia 20 de junho, quando uma nova edição das 24h de Nürburgring será realizada. Esta edição especial celebra os 50 anos do Golf GTI, que será comemorada oficialmente em 2026 – paralelamente ao lançamento do modelo no mercado.
Entretanto, antes mesmo de sua estreia, o Golf GTI Edition 50 já entrou para a história da pista alemã e da marca Volkswagen. Com o piloto Benny Leuchter no comando, o esportivo completou uma volta na pista em 7:46.13 minutos, um novo recorde e que nunca tinha sido alcançado por um modelo de produção da VW nesse circuito.
O piloto, que há anos testa e ajusta os carros para o departamento de engenharia da Volkswagen, ficou encantado com o desempenho do Golf GTI Edition 50. “É realmente impressionante como esse carro pode ser conduzido tão rapidamente no traçado do Nordschleife. Tecnicamente, o carro é o mesmo que será vendido futuramente”, disse Leuchter.
Acerto para Nürburgring
Quando for lançado, o Golf GTI Edition 50 vai oferecer um pacote de performance, que inclui um acerto de suspensão voltado para as pistas, rodas de 19 polegadas forjadas e pneus semi-slick Potenza Race da Bridgestone. Por conta da leveza das rodas, o carro tem uma redução considerável de massa não suspensa, o que melhora ainda mais o desempenho.
Há quase dez anos, Benny Leuchter estabeleceu o primeiro recorde de volta da Volkswagen no Nordschleife com um Golf GTI Clubsport S (310 cv), com cronometragem interna da VW: o tempo registrado foi de 07:49.21 minutos – nunca antes um modelo de produção com tração dianteira da VW havia sido tão rápido no circuito.
Em 2022, Leuchter superou seu próprio tempo com o Golf R 20 Years com tração integral (333 cv): 07:47.31.
Um detalhe importante: para os recordes anteriores, a volta cronometrada no Nordschleife começou em movimento, em frente à arquibancada T13. O início e o fim da medição foram no começo e no final da arquibancada, respectivamente; os cerca de 200 metros entre esses pontos não foram contabilizados.
Já o tempo oficial de 07:46.13 do Golf GTI EDITION 50 inclui essa distância. Para melhor comparação, uma análise da câmera onboard instalada durante a volta recorde mostra um tempo de 07:41.27 para o traçado equivalente à volta dos recordes anteriores.
Por ora, enquanto o Golf GTI Edition 50 não tem a venda iniciada, o esportivo será listado na categoria de carros pré-série no ranking de recordes de Nürburgring.
Golf GTI no Brasil
Um dos carros mais queridos pelos brasileiros, o VW Golf GTI, em sua versão regular, vai voltar em breve ao Brasil. O retorno do hatch faz parte do resgate da esportividade da Volkswagen no País, com o modelo sendo mais uma estrela do VW Legends, assim como o Nivus GTS e o Novo Jetta GLI.
Confira a linha Volkswagen completa nas concessionárias Vecol Vigorito em https://www.vecolveiculos.com.br/
Revista Comprecar
- Notícias 08/09/2025 Chevrolet Spark EUV estreia no Brasil Motor zero emissão de 180 Nm de torque instantâneo garante respostas ágeis no uso urbano, enquanto a bateria LFP oferece 258 km de autonomia média e recarga rápida em até 35 minutos.
- Notícias 08/09/2025 DER-SP ativa 40 novos radares em rodovias estaduais Objetivo é reduzir acidentes e reforçar a segurança nas estradas com fiscalização eletrônica em pontos estratégicos; no total, 191 equipamentos já estão em operação
- Notícias 05/09/2025 Toyota Corolla GLi Hybrid estreia por R$ 189.000 no Brasil Novidade chega às concessionárias por R$ 189.000 e até 18% de desconto
- Notícias 05/09/2025 Hyundai é eleita a “Melhor Empresa para Trabalhar” em 2025 O ranking deste ano do “Great Place to Work” aponta a montadora como a 11ª colocada geral entre as grandes do interior paulista, sendo a melhor colocada entre as empresas de Piracicaba
- Notícias 04/09/2025 Audi do Brasil anuncia a chegada do novo Q5 ao País SUV oferece a nova geração do motor EA888 evo5 2.0 TFSI, com potência de 272 cv, 400 Nm de torque e a consagrada tração quattro ultra