Anuncie seu veículo já! Saiba mais

VW mantém tradição com carros de festival recorda versões

VW mantém tradição com carros de festival recorda versões

Versões especiais alusivas ao Rock in Rio foram criadas em 2011, 2013 e 2015.

Celebrar e se conectar com as pessoas através de paixões como a música e os automóveis são especialidades da Volkswagen. E há décadas a fabricante alemã crava seu nome na história de festivais com versões especiais exclusivas, que marcam sua participação nesses eventos.

Foi assim nas edições 2011, 2013 e 2015 do Rock in Rio, sempre com modelos limitados. Agora, como patrocinadora do The Town 2023, a VW lança mais uma: o T‑Cross The Town, versão alusiva ao evento marcado para setembro, na cidade de São Paulo. Para comemorar mais este feito, a Volkswagen relembra suas versões especiais ao longo dos últimos anos.

Estreia no The Town com T‑Cross
Recém-lançado no mercado, o T‑Cross The Town, produzido na planta de Curitiba (PR) é baseado na versão 200 TSI. Na versão especial, o modelo ganha itens de série somente encontrados nas configurações mais completas.

Do lado de fora, o SUVW aparece com pintura bicolor – com coluna C e teto pintados na cor Preto Ninja, assim como os retrovisores externos, que são rebatíveis, o rack de teto, e as inscrições “T‑Cross” e “200 TSI”, ambos na tampa do porta-malas. A lataria pode sair de fábrica em quatro cores: Preto Ninja, Azul Norway, Cinza Platinum e Prata Pyrit. As rodas de liga leve, de 17”, têm acabamento diamantado e pintadas na cor preta. O destaque externo fica para o badge exclusivo “The Town”, localizado próximo da linha de cintura, ligeiramente abaixo dos retrovisores, nas duas laterais do veículo. Ainda do lado de fora, o T‑Cross The Town vem faróis de neblina em LED e lanternas traseiras em LED, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e também câmera de ré.

O best-seller do segmento de SUVs também conta com acabamento interior inédito. Os bancos são revestidos de couro e possuem costura aparente em azul. Os apoia-braços dianteiros são acolchoados e parcialmente em vinil. Além disso, o revestimento do teto e das colunas são escurecidas, trazendo um acabamento mais premium ao T‑Cross.

A tecnologia também está presente no habitáculo da versão especial, que oferece cockpit totalmente digital, começando pelo painel de 8” e pelo VW Play de 10,25”. Sua tela configurável tem usabilidade intuitiva, processamento rápido, espaço para armazenamento (10 gigabytes) e a capacidade de atualizações de recursos por meio de aplicativos. Tudo isso tornou o VW Play um grande sucesso na imprensa especializada. A exclusiva loja de aplicativos do VW Play Apps permite instalar APPs como Spotify, Waze, entre muitos outros, diretamente no VW Play, permitindo uma usabilidade aprimorada e mais conveniente. Além disso, ainda estão disponíveis duas entradas USB tipo C no console central.

Em termos de segurança, o modelo ainda é oferecido com ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo) e AEB (Autonomous Emergency Brake / Frenagem Autônoma de Emergência) de série. Outro destaque é a função Start-Stop, que desliga e liga o motor automaticamente no anda-e-para do trânsito ou nos semáforos, economizando combustível e diminuindo as emissões. Construído sobre a plataforma modular MQB, o SUVW é referência em eficiência e rigidez, entrega ainda alto nível de segurança.

Por fim, os compradores do T‑Cross The Town recebem um kit exclusivo com itens da edição limitada VW Collection The Town: caixa personalizada com mochila dobrável com logo VW + The Town, Squeeze de metal e boné.

Rock in Rio tinha trio em 2015
Gol, Fox e Saveiro foram escolhidos para a série Rock in Rio no ano de 2015. O primeiro deles, o Gol Rock in Rio, era baseado na versão Comfortline do modelo. Equipado com o motor 1.0 Total Flex, ele tinha pacote de equipamentos atraente: ar-condicionado, direção hidráulica, conjunto elétrico, rodas de 15 polegadas Gobi e pneus 195/55 R15, rádio CD-Player com sistema Bluetooth e entradas SD Card, USB e auxiliar, faróis duplos com máscara negra, para-sois iluminados, alto-falantes e alças no teto. Também estavam na lista sensores de estacionamento traseiro e volante multifuncional revestido de couro com costura vermelha.

A parte externa ostentava faixas adesivas e nomenclatura alusiva ao evento nos para-lamas dianteiros. Em seu interior o Gol Rock in Rio trazia soleiras das portas dianteiras com aplique alusivo ao festival. Seus bancos possuíam revestimento com tecido exclusivo, apliques em vinil Laminado Preto Titan e costuras vermelhas com pespontos simples, além da etiqueta “Rock in Rio”.

O Fox seguia o mesmo guia de estilo, interna e externamente. Baseado na versão Comfortline, com motor 1.6 MSI, se destacava por trazer rodas de liga leve Colina, de 15 polegadas, grade dianteira com formato de colmeia e pintada em preto brilhante. Outros detalhes exclusivos passavam pelas lanternas traseiras escurecidas e o defletor traseiro, que complementam o visual externo.

Pela primeira vez em sua história, a Volkswagen Saveiro recebeu os pacotes da linha Rock in Rio. O modelo completou a série, que celebrava os 30 anos do Rock in Rio. Com base na versão Highline Cabine Dupla, a picape era equipada com o motor 1.6 MSI. Entre os equipamentos de série da versão Rock in Rio estavam ar-condicionado, conjunto elétrico, capota marítima e rack de teto e sensores de estacionamento traseiros. A Saveiro Rock in Rio trazia ainda rodas de liga leve de 15 polegadas com desenho Gobi e pneus 195/55 R15.

Fox é estrela em 2013
A parceria entre VW e Rock in Rio retornou em 2013 e o Fox foi escolhido como modelo que coroou a participação da marca alemã no festival carioca. Na ocasião, o Fox Rock in Rio foi comercializado durante seis meses e aparecia mais roqueiro que nunca: a lateral entregava as faixas exclusivas, aplicadas nas bases das portas, com a silhueta de uma guitarra. O modelo, equipado com o consolidado motor 1.6 Total Flex, também aparecia com rodas de liga leve de 15 polegadas.

Ainda na parte externa, o hatch “altinho” trazia grade dianteira com formato de colmeia, enquanto a carroceria poderia sair pintada nas cores sólidas Branco Cristal, Vermelho Tornado e Preto Ninja e nas tonalidades metálicas Azul Night e Prata Sargas. Os retrovisores externos, com repetidores de seta, possuíam capa “Chrome Effect”. Para completar o visual, a inscrição “Rock in Rio” aparecia na tampa do porta-malas e acima das caixas de roda dianteiras.

Gol e Fox Rock in Rio 2011
A estreia veio em grande estilo: uma inédita série especial, envolvendo dois modelos distintos, foi desenvolvida pela Volkswagen para celebrar a décima edição do Rock in Rio, em 2011. Gol e Fox Rock in Rio apareciam com acabamento inspirado pelo festival e chegavam de série com ampla gama de equipamentos que os tornavam uma atraente opção de compra.

Voltados para o público jovem, os dois modelos especiais eram customizados nas partes interna e externa. Em alusão às cores do evento, Gol e Fox Rock in Rio eram oferecidos nas tonalidades Azul Boreal e Branco Cristal, e matizes diferenciadas de vermelho para cada um dos modelos: Flash para o Gol e Tornado para o Fox.

Em termos de motorização, o Gol Rock in Rio trazia motor 1.0 Total Flex. Chegava às concessionárias equipado com rodas de liga leve de 14 polegadas com design Alameda, na cor Cinza Ubatuba. Já o Fox Rock in Rio era impulsionado pelo motor Total Flex 1.6 litro e utilizava rodas de liga leve com 15 polegadas e design Tribal, também Cinza Ubatuba.

O destaque maior na lateral dos dois modelos era o largo adesivo que corria ao longo das duas portas, na parte inferior. Original, além do logotipo Rock in Rio, o friso ousava ao incluir uma inédita cena em silhueta, típica de um show de rock, mostrando o envolvimento do público. A coluna B dos carros era recoberta por um adesivo preto e, no Gol, a banda inferior sob as portas tinha acabamento em preto fosco. A dianteira do Gol Rock in Rio trazia ainda um friso cromado no para-choque, além de faróis escurecidos, como ocorria também no Fox. Na traseira, destacavam-se as lanternas, também escurecidas, e uma faixa preta entre os refletores, na parte inferior. Outros adesivos pretos foram usados na tampa traseira e no local da placa.

A série Rock in Rio se destacava interiormente pelos bancos exclusivos, em tecido malharia Rock cinza. Os assentos dianteiros tinham logotipos vermelhos bordados no encosto e, na lateral, a silhueta de uma guitarra, em azul. O teto e as colunas eram escurecidos, em cinza Antracite, tornando o ambiente mais acolhedor e simultaneamente esportivo. Detalhes internos, como os aros das entradas de ar e a moldura em torno da alavanca de câmbio apareciam em vermelho, e até o cinzeiro removível contava com logotipo na tampa – uma peça que, eventualmente, poderiam ser usada fora do carro, como porta-lápis ou objeto de decoração.
 
Além de contarem com um veículo diferenciado, os compradores da série Rock in Rio ganhavam um benefício extra, que certamente agradava a quem era fã do rock'n roll no início dos anos 2010: era uma senha exclusiva, que daria direito a baixar, através da internet, músicas gravadas ao vivo durante o evento. A série especial Rock in Rio, lançada em 2011, foi oferecida durante apenas três meses e tinha produção limitada de 900 exemplares mensais do Gol e 350 do Fox.

Bônus track: Gol Rolling Stones
Não era festival. Mas um show inesquecível aconteceria em 1995, ano em que a Volkswagen estreava o Gol Rolling Stones. O carro marcava o início das apresentações mundiais da banda inglesa, que passaria também pelo Brasil. À época, o Gol era o carro mais vendido do Brasil pelo oitavo ano seguido, e foi identificado com o nome do grupo e o tema "Voodoo Lounge", que simbolizava a turnê que dava nome ao 22º disco dos Stones.

Baseado na versão CLi e equipado com motor 1.6, o Gol tinha itens de conforto interessantes: aquecimento interno, anti-embaçante e limpador/lavador para o vidro traseiro, vidros verdes e pára-brisa degradê, volante de direção espumado, conjunto de preparação para o som, com antena no pára-brisa, e toca-fitas Volksline. O carro também recebia fita cassete do álbum dos Rolling Stones, "Voodoo Lounge". As cores oferecidas eram Vermelha Sport, preta Ametista perolizada, branca Geada e azul Ametista perolizada.

A série Rolling Stones trazia para o Brasil o êxito da experiência da Volkswagen Alemanha em utilizar a popularidade de famosas bandas de rock para fortalecer a imagem da marca junto ao público jovem. Em 1992, com o Golf Gênesis, a matriz alemã inaugurou a série especial com foco em grupos musicais. Dois anos depois, o Golf Pink Floyd marcou a segunda experiência da Volkswagen.

Confira a linha Volkswagen completa nas concessionárias Vecol Veículos em https://vecolveiculos.com.br/