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Citroën C4 Lounge Turbo, agora FLEX!

Citroën C4 Lounge Turbo, agora FLEX!

Fabricante mostra o novo motor 1,6 litro THP com a tecnologia Flex

Depois de ser anunciado durante o Salão do Automóvel de São Paulo, o Citroën C4 Lounge com THP Flex chega oficialmente às ruas. Certamente, a grande novidade é a maior potência. Agora são 173 cavalos no etanol, frente aos 165 cv da antiga versão à gasolina. E para acompanhar essa mudança no moto r, o câmbio automático sequencial também ficou mais eficiente.
 
É indiscutível a evolução da tecnologia Flex no moto r THP, da PSA. Ainda sim é curiosa a informação da Citroen, afirmando ser esse “o primeiro modelo do segmento sedan médio a ser equipado com moto r de injeção direta turbo Flex”. Na verdade, o C4 Lounge THP Flex é o segundo sedan médio a trazer essa tecnologia ao Brasil. O primeiro a oferecer isso, tanto no Brasil, como no mundo, foi a BMW 320i. Detalhe curioso, que a BMW é fabricada no Brasil e tem 4,62m de comprimento. Já o C4 Lounge vem da Argentina e também tem 4,62m no comprimento. E foi junto com a BMW , que a PSA desenvolveu o seu moto r THP. Mais isso não invalida o ótimo trabalho de melhoria apresentado no C4 Lounge THP FLEX.
 
Além disso, o modelo passa a oferecer também uma nova geração de seu câmbio automático sequencial de 6 marchas (AISIN AT6). Segundo a Citroen, a economia de combustível pode ser até 7,5% maior, se comparada com a versão anterior a gasolina. (comparando combustíveis iguais).
 
Junto com o pacote de mudanças, agora todas as versões THP passam a incluir de série o ESP (controle de estabilidade) nas versões Tendance e Exclusive. Antes, na versão gasolina, apenas o Exclusive trazia esse equipamento.
 
Novo moto r THP FLEX
 
O desenvolvimento do THP FLEX, primeiro moto r com injeção direta turbo FLEX do Grupo PSA, foi fruto do trabalho conjunto dos departamentos de Engenharia da PSA da América Latina e da França. A “Operação THP FLEX” consumiu 36 meses de trabalho.
 
Ao todo, a operação utilizou 40 carros de teste rodando mais de 600 mil km sob ensaios e testes que incluíram: partida a frio, partida a quente, calibrações do carro em dinamômetro, acertos às normas de emissões, provas de fadiga e durabilidade, entre outras.
 
Entre as alterações necessárias para a transformação do moto r THP em FLEX, estão o remapeamento do calculador (central de gerenciamento eletrônico do moto r). A nova calibragem foi desenvolvida especialmente para atender às condições brasileiras.
 
A injeção direta e a utilização de uma bomba de alta pressão de 200 bar possibilitaram dispensar sistemas adicionais para o aquecimento de combustível na partida a frio. A taxa de compressão foi alterada de 10,5:1 para 10,2:1 (por conta do etanol). A presença de um novo sensor para identificar o etanol, assegura a leitura precisa do combustível utilizado. Assim, o sistema utiliza a estratégia correta para não danificar componentes do moto r. Também foi incluída uma bomba de combustível pilotada, que ajusta corretamente o fluxo de combustível para o moto r.
 
Com as alterações, a potência máxima chega à 173 cavalos (a 6.000 rpm) quando abastecido com etanol. O torque máximo é de 240 Nm, a partir de 1.400 RPM, permanecendo constante até 4.000 RPM. Vale também destacar o torque de 156 Nm disponíveis à apenas 1.000 rpm! Com isso o 0 à 100 acontece em apenas 8,9 segundos no etanol e 9,2 segundos na gasolina. A velocidade máxima é sempre de 214 km/h.
 
Principais alterações no moto r THP FLEX:
 
- Calibragem específica de calculador moto r;
- Sistema de injeção com bomba de alta pressão (200 bar);
- Adequações para contato com etanol em componentes como cabeçote, válvulas, sedes de admissão e escape, pistões, anéis, bronzinas, tubulações etc.;
- Velas de ignição com índice térmico adaptado ao moto r FLEX;
- Bomba de combustível pilotada e reforçada para o contato com o etanol;
- Presença de sensor de etanol (para identificar o porcentual de etanol no combustível), com atuação instantânea para maior eficiência de funcionamento do moto r;
- Reforço dos mancais no eixo do turbo;
- Nova cartografia do pedal de aceleração.
 
Câmbio automático aperfeiçoado
 
O Citroën C4 Lounge THP FLEX também passa a contar com uma nova caixa de câmbio, batizada de AT6 III. Também com 6 marchas, ela está ligeiramente mais compacta, com menor peso e entrega trocas mais precisas. A relação de transmissão foi alongada em 11%, com gerenciamento que permite menores rotações, melhorando a economia. Essa caixa também incorpora um novo conversor de torque, que tem menor perda energética.
 
Outra mudança foi a inclusão da função RDT (Redução de Tração). Essa diminui as vibrações em marcha lenta, quando o câmbio está na posição Drive e o carro parado. Isso também ajuda a reduzir o consumo de combustível.
 
A continuidade das versões
 
De resto, o C4 Lounge não apresenta mais mudanças. Ele permanece com suas generosas medidas com 4,62 m de comprimento, 1,78 m de largura e 1,50 m de altura. Destaque para o longo entre-eixos de 2,71 m, que também permite aos encostos traseiros a reclinação de 29 graus, sem prejudicar o espaço das pernas. Outra vantagem é o expressivo porta-malas com 450 litros.
 
O que vem sempre de série
 
Em matéria de equipamentos, o C4 Lounge THP Flex já sai bem equipado. Desde a versão Tendance, o C4 Lounge inclui freios ABS com ajuda à Frenagem de Urgência (AFU); programa de estabilidade eletrônico; controle de tração ASR; cintos de três pontos e fivelas Isofix nos assentos laterais traseiros.
 
Também faz parte do pacote de fábrica o rádio com sistema GPS MyWay compatível com MP3 e suporte a conexões Bluetooth e tomadas USB e P2. Outro equipamento interessante é a função Restore, associada ao ar-condicionado digital automático de dupla zona. Esta função ativa a ventilação durante alguns minutos, mesmo depois de desligar o moto r. Os passageiros podem beneficiar de uma circulação de ar, sem acionar o moto r. A duração e a disponibilidade da função dependem do nível de carga da bateria. Quando a função Restore é ativada, as regulagens de temperatura, fluxo e distribuição do ar são controlados automaticamente, em função da temperatura exterior.
 
As diferenças na versão Exclusive são: 6 airbags; sensor de ângulo morto; sensores dianteiros de estacionamento; câmera de ré; espelhos laterais com rebatimento elétrico; quadro de instrumentos com iluminação personalizável; sistema key less com botão start; acabamento interno em preto brilhante; teto-solar elétrico e rodas de liga-leve de 17 polegadas com desenho exclusivo. Temporariamente, não estará disponível faróis com iluminação Xenon.
 
Os preços
 
A oferta de versões continua a mesma, sendo: a Tendance oferecida por R$ 78,9 mil e a Exclusive por R$ 85,5 mil. Segundo a Citroen, a distribuição das versões do C4 Lounge serão a seguinte: 40% dos modelos continuarão sendo produzidos com o já conhecido moto r aspirado de 2 litros – 16 flex. A versão THP Flex (com moto r 1,6 litro turbo Flex) representará 60% do mix, sendo 35% para a versão Tendance e 25% para a versão Exclusive. A Citroen espera subir das 800 unidades mensais do C4 Lounge, para 1.000 mil unidades, com a inclusão do novo moto r.
 
O Citroën C4 Lounge THP FLEX possui 3 anos de garantia. Também conta com plano de manutenção com “Preços Fixos”, que traz revisões em intervalos regulares de 10 mil km.