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Avaliação: Mini Cooper Countryman 1.5

Nesse vídeo avaliamos o maior modelo da marca Mini, o Countryman. O modelo faz as vezes do "SUV" da marca, oferecendo mais espaço, porta-malas e altura em relação ao solo. Testamos a versão Top, que é equipada com um motor 1.5 turbo de três cilindros. Confira todos os detalhes do modelo como desempenho, equipamentos, opcionais, como é dirigir, preço e se vale a pena ter um. Já faz algum tempo que o Comprecar Tv não traz um modelo tão fashion aqui no canal como esse daqui Mini Cooper modelo que tenha essa proposta de ser diferenciado por conta desse estilo bastante diferente dos outros carros a gente sabe que a marca hoje apesar de ter uma origem britânica está sob o guarda chuva da Bmw por conta disso traz uma série de tecnologias interessantes. Este aqui que nós estamos trazendo pra vocês é a versão Countryman, a versão Countryman é um pouco maior do que um Mini Cooper convencional e o objetivo dela é ter um pouco mais de espaço tanto no banco traseiro quanto no porta malas como também ser um pouquinho mais aventureira e no vídeo de hoje vocês vão conhecer todos os detalhes comigo desse Mini Cooper Countryman equipado com motor 1.5 litro turbo. Mas antes da gente falar aqui do carro vão explicar um pouco como tá linha 2020 aqui deste aqui que é o Countryman você tem cinco configurações possíveis no mercado começa na versão exclusive também com motor 1.5 turbo tração dianteira temos essa daqui que é um pouco mais completa que inclusive essa que a versão top também com motor 1.5 tração dianteira aí nós passamos um Mini Cooper S nesse caso ele passa a ter tração integral nas quatro rodas que me chama de ao foco motor 2.0 turbo com injeção direta temos então uma versão híbrida plug-in que aí traz um motor 1.5 associado a um sistema elétrico e por fim temos a versão topo de linha que aí também usa o motor 2.0 tração integral nas quatro rodas e é aquela configuração de um Cooper Works que é mais indicada para quem procura alta esportividade. Mesmo a Mini se modernizando ao passar do tempo a marca sempre foi bastante fiel a esse estilo diferenciado no carro a gente vê esses faróis na frente que são relativamente ovalados essa grade do radiador bem grande e no caso esse aqui inclusive está equipado com essas faixas decorativas que são opcional dessa versão mas ele sempre preserva independente da versão do Mini esse visual vamos dizer assim um pouco mais retrô o que mistura elementos redondos com linhas um pouco mais retas o que define bem a característica do carro da Mini. O visual do Mini é sempre instigante assim como acontece na frente de vários elementos legais aqui na lateral e vou começar destacando por exemplo este arco de roda com o borrachão aqui que tem essa proposta de dar esse visual mais consistente parrô do carro até por conta da versão Countryman, outra coisa interessante isso aqui é um detalhe estético muitos podem pensar que é uma tomada de ar mas não é apenas visual para compor aí o design do carro outra coisa espelho lateral e a coluna b pintada em preto brilhante aliás o carro tem um sistema de pintura em dois tons carroceria que numa cor e a parte superior em outra outro elemento interessante a saia ali embaixo destacada ali por aquele prata fosco inclusive combinando ali com o rec do teto que sugere esse visual e vamos assim um pouco flutuante e por fim a gente pode destacar também essa maçaneta que a gente pode considerar com um visual bastante retrô. Aqui na frente o led é amplamente utilizado então a gente tem a luz de posição de urna a guia de lanterna farol alto farol baixo e até mesmo farol auxiliar lá embaixo com iluminação led porém a luz de seta ainda usa uma lâmpada incandescente convencional. Antes a gente fala do motor vou falar de algumas características aqui curiosas do Mini primeiramente pra você abrir o capô do carro basta você puxar duas vezes alavanca na parte interna ela já vai trancar o capo sem aquela necessidade daquelas travas que a gente normalmente em outros carros outra curiosidade olha só vocês estão vendo aqui a graal capô ele contorna o desenho do farol isso aqui é bem diferente nós normalmente não vemos isso em outros carros é um detalhe de estilo bem interessante aqui do Mine. Aqui nós temos um motor bastante interessante começando pelo fato dele ser 1.5 litro turbo com injeção direta esse motor para começar tem a tecnologia twinpower turbo que é isso muita gente pensa que é um biturbo não é é um turbo só com duas câmeras e isso ajuda a manter a pressão mais constante quando o tubo é bem demandado outra coisa causa desse motor estamos falando aqui do motor três cilindros agora esse motor tem uma correlação direta com aquele famoso motor da Bmw que a gente já conhece que é o seis cilindros em mim esse aqui é montado de forma transversal mas os seis cilindros em linha da Bmw é montado sempre de forma longitudinal agora que esses motores têm a ver um com o outro por incrível que pareça muita coisa esse motor aqui é exatamente metade do motor seis cilindros em linha que a Bmw tem e como funciona isso quando a gente tem um motor quatro cilindros se tem um conjunto de dois cilindros subindo e 2 descendo você tem um balanço dinâmico quando você tem um motor de seis cilindros é a mesma coisa você tem dois cilindros subindo 2 descendo e outros dois num outro ciclo mas você também tem o balanço dinâmico quando você corta o motor seis cilindros ao meio e forma esse motor três cilindros se tem um pequeno problema porque quando tem um cilindro subindo o outro já tá descendo o que já está começando um outro ciclo e você tem um desbalanceamento dinâmico por assim dizer mas para evitar esse problema inserido um eixo contra rotante que ele faz a anulação dessa vibração e assim você consegue ter um motor 1.5 litros três cilindros que é metade dos seis cilindros em linha. Agora vem a dúvida por que usar o motor três cilindros um lugar de um motor quatro cilindros vamos pensar numa cilindrada fixa no caso uma de 1.0 litros se você tem um motor três cilindros você vai ter 333 centímetros cúbicos por cilindro aproximadamente se é o motor de quatro cilindros você vai ter 250 centímetros cúbicos e porque o três cilindros é melhor pois bem todo equipamento mecânico principalmente quando está falando de motor a combustão você tem uma perda por cilindro que essa perda é tanto por uma questão de atrito quanto por uma questão de perda técnica e cada cilindro vai ter a sua perda o que acontece quando você tem um número menor de cilindros porém com a cilindrada maior a perda é mais ou menos igual isso quando a gente considera um cilindro pelo outro cilindro porém como você tem um cilindro a menos nessa conta no final acaba sendo benéfica para o motor três cilindros que como a cilindrada maior por cilindro acaba aproveitando melhor a combustão e assim um outro se torna mais eficiente. E o resultado de tudo isso é que esse motor entrega  136 cavalos de potência máxima pode impressionar o número mas o interessante é o torque são 220 mil ton metros de torque máximo que é um pouquinho mais que 22 quilos de torque e isso para um motor 1.5 é muito bom outra curiosidade esse motor está associado a uma transmissão robotizada de dupla embreagem de sete marchas não é o câmbio automático Mini já usou câmbio automático no passado mas como a gente sabe a transmissão de dupla embreagem é mais eficiente principalmente pelo fato dela não ter conversor de torque e também ela fazer passagem de marchas praticamente sem perda de uma para outra dessa forma o carro aqui vai de 0 a 100 em menos de 10 segundos e tem velocidade máxima de 200 km por hora. Outras curiosidades aqui do Mine os pneus dele utilizam tecnologia reflete já explicamos isso no canal que aquele pneu que pode rodar furado por algum tempo em uma velocidade máxima de 80 quilômetros por hora portanto ele não tem estepe que ele tem aquele kit ripper que você tem aquele selante que você usa no pneu para estender o período que você consegue andar com o pneu furado outra coisa curiosa  aqui do Mine sistema de suspensão lá na frente à tradicional mac pherson que a gente já conhece vários carros só que aqui atrás uma suspensão multibraço totalmente independente de um lado para o outro isso é uma coisa interessante que a gente sabe que tem muitos carros no mercado brasileiro às vezes até de digamos assim relativa performance que tem suspensão semi independente mas aqui nós temos uma suspensão de muita qualidade que é totalmente independente. Aqui atrás também temos as características típicas da Mini essas lanternas bem grandes como vocês estão vendo este vidro traseiro um pouco mais curtinho e até mesmo esse defletor de ar que faz parte do design Mine, outro detalhe o sistema de iluminação aqui é diferente lá na frente que é a maior parte lá usa leds aqui atrás somente a guia de lanterna led as demais iluminação como a luz de freio luzes de pisca luz de ré e até mesmo a luz de neblina que fica desse lado utilizam lâmpadas incandescentes convencionais. Esse carro aqui tem um porta malas com a abertura por um sistema de tranca elétrica basta dar um toque ele já faz o destrancamento aqui atrás a gente vê um porta-malas organizado nós temos aqui iluminação ganchinhos de fixação daquela sacolinha de supermercado uma tomada de 12 volts um compartimento adicional aqui do lado pra você poder organizar coisas mais sensíveis e até mesmo uma cinta de borracha para você prender alguma coisa como vasilhame alguma coisa assim que possa ficar rodando no porta malas. A Mini fala em 450 litros de porta malas mas aqui fica uma dúvida se esses 450 litros do porta malas são assim ou quando a gente vem aqui olha nós temos um compartimento adicional aqui na parte de baixo do porta malas como esse carro não tem estepe no passado esse compartimento poderia ser utilizado por um estepe mas aqui ele vira o compartimento de bagagens e aí a gente imagina que esses 450 litros sejam os espaços somados tanto do piso para cima quanto do piso para baixo eles estão vendo aqui que é bem simples a utilização aqui desta cobertura para você poder modular o porta malas. O ponto principal de você ter uma versão Countryman além do Mini é o espaço e a gente percebe que esse carro tem sim um espaço só precisa ter uma ideia ou em trechos desse carro é de 2 67 e por que esse número é generoso gente olhar no mercado brasileiro a gente vai ver que a maioria dos Sedan médios têm 2 70 no em trechos onde está falando aqui de uma distância de praticamente um Sedan médio além disso vocês podem ver que o teto do Mini ele é um pouco mais alto até por essa característica vamos dizer assim um pouco mais aventureira que o carro tem isso ajuda muito principalmente no espaço interno. E o espaço aqui atrás no Mini é muito bom o banco do motorista ajustado para uma pessoa de um metro e oitenta olha só o espaço que sobra aqui para joelhos movimentação de pés também é bem interessante ver que se entre estes 2 67 mas esse teto alto ele é muito bom para acomodar as pessoas aqui atrás e outras coisas legais que a gente observa começando aqui pela porta muito espaço para você guardar vários tipos de coisas inclusive garrafinhas ou latas aqui na parte central do carro saída de ar condicionado banco traseiro e outra coisa importante duas portas usb só que ali já está no padrão novo sbc então você tem que usar um adaptador caso você ainda esteja usando em um plugue do padrão usb convencional ou alguns smartphones já estão acompanhando cabos que são o sbc nas duas pontes inclusive laptops mais novos já trazem a se esse sistema de conexão você também tem aqui a alça de segurança no teto inclusive com um ganchinho pra você poder pendurar e um terno um vestido feminino o que eu posso dizer é que atrás é que o conforto é muito bom que se você colocar duas pessoas e colocar 5 é possível você tem cinto de segurança posição só que aí você tem uma limitação porque além de ter um pouco do túnel traseiro o console estende um pouco para trás então o quinto passageiro tem que colocar os pés nas laterais e aí não vai tão confortável mas se colocar duas pessoas aqui atrás eu posso afirmar para vocês têm muito Sedan médio no mercado brasileiro que não oferece um espaço e o conforto que você encontra aqui no mini Countryman. Hora da gente dirigir aqui nosso Mini  antes as nossas tradicionais considerações chave presencial inclusive a partida será aqui por um botão bem diferente que tem aqui no console isso é uma coisa que une já traz algum tempo nos seus carros esses botões são inspirados em aviões ainda década de 60 e 70 eles são chamados de dix huit você tem um botão de partida aqui no console se tem um botão para ligar e desligar o start stop e do programa de estabilidade eletrônico coisa curiosa desse botão é que tanto para cima quanto para baixo você aciona a função dos quer desligar start stop para dar um toque pra cima ou você vai dar um estoque está baixo isso é bem curioso esses botões se repetem aqui na parte superior onde você também faz o controle de luzes então que você tenha do motorista que é do passageiro e aqui você liga toda a iluminação do carro bem interessantes o carro também tem essa chave que é diferente como vocês estão vendo até que um formato que uma bolinha agora uma coisa curiosa é que no passado essa chave tinha um local pra você colocar lá que no painel para encaixar aqui no painel isso o Mini acabou perdendo ao longo do tempo o cinto de segurança pessoal não tem ajuste de altura algumas pessoas podem ficar um pouco incomodados com isso por não ter aquele ajustice mais preciso toda forma a gente tem o banco do motorista com ajustes elétricos tem o enconsto elétrico você tem a distância você tem altura e você também tem aquela inclinação do assento se você precisar fazer a inclinação do assento existe até mesmo um extensor  de perna só que esse aqui no caso é o acionamento manual estudo acaba permitindo que se faça uma um ajuste confortável o volante tem uma curiosidade aqui né a gente tem aqui ajuste de altura e profundidade só quando você levanta o volante o fato curioso é que o painel ali o mostrador do velocímetro e o conta giros sobem juntos e isso é uma coisa que os outros carros não têm nem aqui é bem legal porque o conjunto todo vai junto com o volante o Mini tem esse design de usar tudo com design redondo então você tem aqui na no painel a central multimídia redonda que no passado já era o velocímetro mas aí a mini trouxe velocímetro aqui pra frente do motorista e agora tem uma central multimídia ari e aqui nessa partida você tem um é de azul que esse led muda de cor de acordo com o que se está utilizando então se você abaixa a velocidade da ventilação ou aumenta ele fica branco e mostra o que está fazendo ali se está mudando a temperatura ele também faz a mudança vai te mostrar que  está acontecendo então esse anel colorido ele vai se adaptar à função você está utilizando o carro esse carro não tem um modo de condução mas outras versões do Mini tem um modo de condução ele também vai alterar ele acordou o anel em volta da central inclusive essa central multimídia outra novidade é touchscreen no passado ela não era você só consegue utilizar os comandos que ficavam próximas do câmbio mas agora você consegue na toca diretamente na tela nas funções que você quer mas para os mais tradicionais se quiserem continuar utilizando aqui as funções do comandante que fica aqui embaixo você consegue fazer isso sem nenhum problema e interagir da mesma forma que tocando na central o volante não tem paddle shift atrás do volante nessa versão você tem do lado esquerdo aqui as funções do controle de cruzeiro inclusive com a função de limitador de velocidade lado direito os botões pra você interagir também com central multimídia o ar condicionado digital e automático de dupla zona em que você consegue ter temperaturas independente para passageiro e motorista né outro ponto é a maçaneta do carro também redonda obedecendo esse tema e vamos dizer assim mais clássico do Mini ne aqui na porta sem os controles dos vidros e o ajuste do espelho ético e aqui na frente tem na vida tem dois porta latas mais um console o descansa-braço ajustável em altura com porta objetos na parte interna dele e mais um outro porta objetos aqui em baixo então as mulheres gostam bastante nesse carro principalmente pela oferta de porta-objetos que ele tem que é muito boa. Hora da gente dirigir aqui o carro lembrando que o câmbio robotizado de dupla embreagem mas se tem uma alavanca que completamente lógico freio de estacionamento elétrico esse carro é equipado com câmera de ré sensor de estacionamento traseiro inclusive com linha de dinâmica de direção com assistência elétrica é um pouquinho pesada no Mini tá pessoal cabe destacar que isso é uma característica do carro a gente vai falar mais sobre isso a câmera tem uma ótima definição a linha de guia também é bastante precisa e aqui mais uma vez a gente tem aqui o anel colorido integrado ao sensor de estacionamento sensor de estacionamento começa a se aproximar o anel fica laranja chega mais perto do obstáculo o anel fica vermelho então esse sistema é bem interessante que acaba se integrando várias coisas do carro né. Bom agora o nosso teste que taxam ver como é que a suspensão do minas se comporta a linha que está chance já está com um bom isolamento acústico a suspensão apesar da característica do Mini Go Kart é essa sensação de dirigibilidade de Kart aqui nos rachões ela se comportou muito bem ela conseguiu absorver bem a oscilação  do taxam mostrou consistência pois aí de carro alemão afinal a Mine está sob o guarda chuva da Bmw ele conseguiu se sair bem agora vamos pro teste de lombada aqui a 30 por hora lembrando que aqui temos uma versão de proposta aventureira passou na primeira lombada numa boa sem dificuldade nenhuma não esboçou fragilidade também não bateu e nem raspo o bico lá na frente vão pra segundo a lombada aqui a 30 por hora vamos ver como é que se sai e olha pessoal passou na segunda lombada também até me surpreendi eu achei que esse carro poderia eventualmente raspar na lombada mas passou na segunda tranquilamente vamos pro concreto e pra terceira lombada também a 30 por hora vamos ve como é isolamento acústico aqui bom isolamento acústico continua funcionando muito bem terceira lombada 30 terceira lombada não bateu e não raspou e olha pessoal eu tivemos vários carros que tiveram problemas dessas lombadas aqui e agora vamos para quarta e última a 30 por hora como a que passou também na quarta lombadas em bater sem raspar portanto fica bastante óbvia essa proposta Countryman  que uma proposta mais aventureira do Mini que mostra que o carro tá mais adequado para essas situações brasileira sair de buracos valeta de lombadas saiu muito bem aqui no teste aliás melhor do que muitos outros carros que nós testamos. Vamos agora aqui pra nossa maneira de fim de rua vão virar todo o volante vamos ver como é que o carro se sai aqui olha viro um pouquinho mais que 90 graus não foi muito mais e eu esperava que virasse  mais considerando que esse aqui não é um carro vamos assim de proposta grande mas vamos concluir que não há manobra câmera de ré com as linhas de guia e o carro saiu quase que totalmente alinhado aqui com a rua de um pouquinho pra esquerda mas de toda forma o que eu posso dizer que vai ser fácil manobrar o Mini, então ele tem aí um bom anglo  pensamento raio de giro diâmetro de giro não é tão grande assim é o carro se saem muito mas  muito bem na questão de lombada valente buraco é uma coisa que as outras versões do Mini talvez não sejam tão boas quanto esta que é a Countryman mas essa daqui prova pra gente que ela está bem alinhada bem adequada bem ajustada à situação brasileira qualidade de acabamento do interior do carro também é muito boa e eu só posso dizer pra vocês assim que a suspensão aqui apesar de ela se sai bem nestes obstáculos é um pouquinho dura porque esse é o dna da Mini o famoso Go Kart que é essa sensação que você tá dirigindo no Kart isso é assim desde que o Mini é Mini e não vai mudar mas essa versão Countryman bem o que eu posso dizer o Go Kart apesar de estar presente ele é menos perceptível uma vez que ele tem uma suspensão aí vamos assim mais adequada para você conseguir superar obstáculos do Brasil. Hora da gente dirigiu a Mine aqui na estrada e eu jogo destacando pra vocês que o carro tem deposição de urna pelo menos aqui no estado de São Paulo você mantendo esse recurso e no carro você não toma multa por não ligar o farol já que na estrada a gente já percebe que a suspensão é mais firme então a dirigibilidade do carro essa tal do Go Kart  a direção é bastante direta não se faz um movimento recente esse movimento rápido e ele também tende a não inclinar tanto a carroceria assim quando você vai fazer o movimento esse carro é equipado com câmbio robotizado de dupla embreagem nós não temos hospedou chips mas a alavanca de câmbio é que permite que quando você joga ela pra esquerda ela entra automaticamente em outro esporte então a direita é o drive à esquerda o modo sport e a partir daí se você de toques na alavanca você consegue interagir com as marchas ó que aqui que uma curiosidade pessoal com grande maioria dos carros que tenha sistema aqui no campo quando você dá toque pra  frente ele sobe marcha terceira para a quarta 4 na quinta e quando se puxa pra trás e reduz marcha quadra para ter certeza se o da Bmw com as outras marcas é o contrário quando você dá toque pra frente e reduz a margem nos dando um toque ele está reduzindo a marcha quarta terceira quando se dá um toque para trás ele sobe acha tão 5 6 e 7 porque é que é assim segundo o pessoal da minha idade eu já perguntei isso uma vez que o engenheiro Edson seguinte quando você está acelerando o carro a tendência é o seu corpo para trás então é mais fácil você puxar pra trás pra trocar marcha faz sentido e quando você está freando está jogando o corpo para frente portanto dá o toque pra frente faz mais sentido de acordo com o movimento que está fazendo é verdade é mas na cabeça da gente às vezes isso acaba confundindo e então você precisa se acostumar com esse sistema de alavanca você abre aspas invertidos encontra não só no Mini mas também em modelos da Bmw algumas poucas outras marcas. Vamos para nosso teste de 0 a 100 com o Mini pra isso eu vou fazer duas coisas vão passar o câmbio para o modo esporte vou dar um pouquinho aqui o programa de estabilidade para desligar e o controle de tração e a gente conseguir sair com o máximo possível de velocidade vamos lá pisando aqui no freio acelerando e vamos la a saída é interessante a gente percebe que o cambio robotizado de dupla é bem rápido as trocas são bastante precisas e olha só a gente já chegou aqui a 100 quilômetros por hora que eu mais gostei aqui foi a agilidade do cambio esse motor obviamente não é o mais poderoso do Mini pelo contrário o motor de entrada mesmo assim ele é bastante convincente uma vez que o zero assim ficar menos de 10 segundos aqui nesse carro que o motor tem 136 cavalos toda forma que eu posso dizer o seguinte considerando a proposta dele atende no que diz respeito ao desempenho. Aproveitar agora para ver como está a difusão de votação pra isso a gente coloca aqui no modo seqüencial da marcha em sétima marcha aqui a 100 quilômetros por hora nós temos um giro aqui menor que 2 mil giros foi bom tanto economia de combustível quanto para reduzir o ruído dentro do carro agora vou acelerar aqui pra 120 a gente percebe quando está no modo seqüencial ele não faz a troca de marcha conseguiu ceder o comando a 120 quilômetros por hora a gente tem um giro um pouquinho superior a dois vírus você percebe aqui e digamos assim vale a pouco com a sétima marcha é bastante longa fazer uma redução aqui pra sexta só pra gente poder conferir em sexta marcha a 100 por hora nós temos ali um pouco mais que 2.000 2.000 direito 2.100 giros e acelerando aqui pra 120 vamos conferir como é que fica em sexta margem agora vamos colocar o carro aqui em sexta marcha e vamos ver qualquer a rotação que nós temos 2.500 giros que a gente pode ser temos aqui um câmbio longo porque é mesmo em sexta marcha nós temos números que são menores as vezes do que outros carros que nós testamos e a sétima marcha é uma marcha bem longa e isso certamente ajuda em consumo e no conforto. Como vocês viram aqui neste vídeo o Mini Countryman é um carro que reúne características interessantes vão começar pela questão do visual ele é um carro que tenha esse visual com apelo retrô e bastante diferente do resto então o cliente que compra o Mini quer antes de tudo essa questão do estilo não quer ser igual aos outros mas esse carro apesar do visual retrô tem uma série de tecnologias recentes atuais atualizadas e avançadas com a gente viu aqui esse motor 1.5 três cilindros é bastante eficiente para a proposta onde o carro está inserido. Pessoal essa versão aqui do Mine com esse Motor você tem duas opções ou você tem um Mini exclusive ou você tem essa versão aqui que a top essa daqui parte de 163,990 existem opcionais desse carro a exemplo das faixas decorativas e até mesmo a câmera de ré além de outros itens mas se você quiser saber mais sobre isso deixe um comentário aí que a gente pode fazer um vídeo muito mais detalhado explicando outras questões que envolvem aí o Mini Countryman. E vai uma dica pra você quer conhecer o Mini pessoalmente você tem duas ótimas opções aqui no interior estado de São Paulo você pode ir lá em Sorocaba na concessionária Mini do grupo Germânico inclusive ao lado da Bmw ou ainda uma outra opção de concessionária Mini lá na cidade de Campinas. E se você gostou do nosso vídeo não esquece deixar o seu joinha pra gente saber que se está aprovando nosso trabalho quer saber mais coisas deixe seu comentário e se vocês não se inscreveram façam isso afinal de contas essas matérias aqui bem detalhadas você só encontra aqui comigo Jorge Augusto no Comprecar Tv. Comprecar é ideal para quem quer vender Comprecar é ideal para quem quer comprar se precisou vender ou comprar acesse hoje mesmo Comprecar. Acesse Comprecar.com.br   

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