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Avaliação: Toyota Corolla Altis Hybrid 2020

Nesse vídeo avaliamos o novo Toyota Corolla 2020, em sua versão topo de linha Altis, com motorização híbrida. O novo Corolla foi o primeiro carro híbrido flex do mundo, com calibração do motor específica para o Brasil. Combinando um motor 1.8 a combustão com um motor elétrico, o ponto forte do modelo é a economia de combustível no ciclo urbano, suavidade ao rodar e silêncio a bordo. Confira todos os detalhes do modelo como consumo, desempenho, equipamentos, opcionais, como é dirigir, preço, e se o novo Corolla tem atributos para continuar como líder absoluto da categoria de sedans médios.




 Mais uma live  que eu Jorge Augusto
trago para vocês aqui no canal e não é
qualquer híbrido é o Corolla híbrido da
marca que mais entende de carro híbrido
no mundo e no vídeo de hoje nós vamos
conhecer detalhes dessa tecnologia é
aqui que certamente será o futuro da
mobilidade brasileira
a Toyota é a marca que mais entende de
tecnologia híbrida no mundo
não por acaso é o maior fabricante dessa
tecnologia
Pouco a pouco ela vem introduzindo a
tecnologia no brasil só para vocês terem
uma ideia todos os carros da lexus que a
divisão premium da Toyota contam com a
tecnologia híbrida hoje o brasil foi uma
decisão que eles tomaram lá em 2018 no
salão do automóvel e ela também está
introduzindo essa tecnologia nos carros
de marca Toyota começou o primeiro
cumpre os depois ela trouxe aí o rav4 e
mais recentemente o Corolla com uma
importante diferença o Corolla é o
primeiro híbrido flex. do mundo não
existe mais nenhum outro lugar
esse tipo de combinação e isso foi um
desenvolvimento feito especificamente
para o brasil
a gente vê que essa tecnologia tem uma
função muito importante as pessoas acham
que esse carro precisa ser econômico na
estrada mas não é esse o objetivo dele
o objetivo dele é ele ser muito
econômico na cidade no trânsito pesado e
também contribuir muito para a questão
de emissão de poluentes uma vez que essa
tecnologia híbrida faz com que o carro
no trânsito pesado use o mínimo tempo
possível o motor a combustão e isso
acaba causando o proporcionando vamos
assim um círculo bastante virtuoso em
matéria de sustentabilidade e até mesmo
de economia
esse aqui é o Corolla Altis exibido mas
a gente tem que entender que existem
três configurações diferentes do Corolla
OCS começando pelo Corolla Altis que tem
um motor 2.0 a combustão que não é
híbrido inclusive é o pacote mais
completo do Corolla Altis depois nós
temos um outro Corolla Altis que é a
versão de entrada do híbrido ele tem um
pouco menos de equipamentos e aí nós
chegamos nesse Altis aqui que é o Altis
prêmio ele é híbrido e traz todo o
pacote de equipamentos então a primeira
coisa que a gente tem que entender é que
existem do
versões do ao topo de linha com a mesma
gama de equipamentos porém um com motor
flex. e 1 com motor flex. exibido e tem um
outro que é uma versão mais digamos
assim enxuta o que acaba acontecendo é
que esse Corolla híbrido da versão mais
enxuta e têm pouca participação de
mercado e quem realmente vende mais
acaba sendo o Corolla Altis com motor
flex aquele motor 2.0 177 cavalos
ainda assim esse Corolla aqui tá indo
muito bem em vendas
e se você acompanha o nosso canal do
Comprecar TV sabe que esse carro híbrido
já foi lançado há algum tempo no ano
passado
certas perguntando por que eu completar
só tá fazendo a matéria desse carro
agora a explicação é muito simples
pessoal aqui na nossa região somente
agora é que a distribuição desse carro
está sendo normalizada nas
concessionárias
esse carro vendeu tanto mas tanto, tanto
tanto, tanto que a fila de espera em
alguns momentos chegou a ser de quase 90
dias da procura tão alto aqui da
tecnologia híbrida pra vocês verem como
isso foi bem aceito pelos clientes a
própria Toyota não esperava uma procura
tão grande uma vez que ela mesmo sabe
que essa tecnologia está em processo de
amadurecimento e o consumidor está
começando cada vez mais acreditar nessa
solução
indiscutivelmente a Toyota caprichou e
caprichou muito aqui na frente dessa
versão Altis do Toyota Corolla
eu vou falar primeiro do design muita
gente critica Toyota porque fala que é
carro de tiozão isso aqui naquele outro
olha pessoal vou ser bem sincero pra
vocês eu nunca na minha vida pensei em
comprar um Toyota Corolla porque eu não
gostava do visual dele do design dele
mas pela primeira vez eu acho que a
Toyota fez um design que é elogiável pra
mim é irretocável esse design e ele
ficou muito bonito eu diria até jovial
além do design eu posso dizer que a
tecnologia que ela usou aqui na frente é
muito legal pra começar tudo e LED
absolutamente tudo que é LED  nesse carro
para ter uma assinatura em LED diminuída
quando você tem o DR é ligado que a luz
de rodagem de urna
que aquela luz que se acende quando você
liga o carro mas não liga mais nada de
iluminação ele tem uma assinatura bem
característica aliás DN a Toyota depois
aquela mesma guia pode ser a guia de
lanterna também em LED aí farol alto
farol baixo totalmente em LED inclusive
com um sistema de projetor que dá uma
definição luminosa muito boa até mesmo à
luz do pisca ali dentro é LED  e pra
completar todo esse conjunto farol
auxiliar em baixo em LED e também usando
o sistema de projetor
sob o capô o Corolla híbrido tem muita
coisa legal pra gente falar mas para a
gente não ficar com um vídeo tão longo
assim primeira dica que eu vou deixar
para vocês é que nós fizemos um vídeo de
lançamento desse carro com o gerente de
produto da Toyota onde a gente mostra 
detalhadamente cada uma dessas
tecnologias mas eu vou fazer um
resuminho aqui das coisas legais que a
gente encontra aqui dentro
então a gente tem de si lado de cá o
motor a combustão esse motor o motor 1.8
litro está pessoal outra curiosidade
dele e um motor de ciclo at Kingston não
é um motor de ciclo otto
aliás todos os carros da Toyota híbridos
usam essa tecnologia ETH com som o que é
isso
o sequestro que isso ele tem uma
diferença que quando o pistão está
subindo já para fazer a compressão ele
ainda mantenha a válvula de admissão um
pouquinho de tempo aberto pra diminuir o
arrasto do pistão e isso faz com que o
motor trabalhe como se fosse um motor de
cilindrada menor economizando
combustível claro você perde em potência
mas ganha em eficiência energética no
que diz respeito a consumo
do lado de lá nós temos ali um motor
elétrico na verdade são dois motores
elétricos e não um motor elétrico
só que esses dois motores elétricos
junto com motor a combustão eles estão
ligados num câmbio que funciona como um
CVT
mas olha só a pegadinha não é aquele CVT
que a gente vê na versão flex do Corolla
que aquele CVT de polias com uma cinta
Aquiles um sistema transex e é bem
elaborado isso a gente explicou também
isso no vídeo inclusive mostramos como
funciona o sistema transex é um sistema
de dois eixos que consegue combinar a
potência de seus motores para então
jogar pra roda
curiosidade legal aqui além dessas que a
gente já mostrou é que o carro possui
dois sistemas de arrefecimento
independentes
todo carro à combustão tem lá o boot
Joãozinho que é este daqui que é ligado
no radiador por um motor a combustão só
que no sistema elétrico Lucas no caso
híbrido e tem um segundo sistema de
arrefecimento que serve justamente para
resfriar o sistema elétrico e eles são
independentes com reservatórios
independentes com operações
independentes
o motor 1.8 a combustão tem potência
variando de 98 cavalos na gasolina a 101
cavalos no etanol e torque máximo dele é
de 14,5 quilograma forçamento os motores
elétricos aqui por sua vez tem uma
potência equivalente a 72 cavalos e
porque equivalente quando a gente fala
de motor elétrico
nós não falamos em cavalo nós falamos em
que lote e nós fazemos a conversão para
os cavalos até ficar mais fácil de
entender
o torque máximo a que equivale a 16,5
quilograma força metro e aí você deve
estar perguntando como é que o
desempenho desse carro pois bem o zero a
100 dele acontece em 12 segundos de modo
que se você está esperando desempenho
deste carro aqui não é a proposta dele
como é que funciona aqui ainda que os
toques nominais sejam relativamente
baixos o elétrico com 16,5 e o combustão
com 14,5 a gente não pode esquecer de
algumas coisas importantes primeiro como
ele tem um câmbio que simula um
continuamente variável ele consegue
sempre achar a melhor condição de uso do
estoque outra coisa
o sistema elétrico todo o sistema
elétrico e consegue ter uma
disponibilidade de torque máximo
instantânea independente da faixa de
rotação então quando detalhe na cidade
com o carro a 20 30 40 50 quilômetros
por hora você precisa fazer uma retomada
de velocidade
ele é muito ágil até um pouco mais do
que o sistema combustão porque nessa
situação ele vai usar tudo que pode do
motor elétrico mais um pouco do motor a
combustão ele se torna muito eficiente e
como ele não tem marcha ele tem um
sistema continuamente variável ele vai
usar o melhor dos dois motores
agora se o seu objetivo é acelerar e
acelerar
forte na estrada não é aqui objetivo uma
vez que o sistema todo está desenhado
para ser eficiente na cidade
e pra fechar esse tópico de potência
cidade perguntando qual é a potência
máxima desse carro a gente tem
aproximadamente 100 cavalos no combustão
e 72 cavalos elétrico se a gente fosse
fazer uma conta bastante grosseira 172
cavalos certo e errado
a potência máxima desse carro combinada
de 122 cavalos porque que isso acontece
primeiro motor a combustão se a gente
olhar e o gráfico tanto de toque quanto
de potência é de que ele não tem um
gráfico linear
ele vai ficando mais potente à medida
que a cotação sobe portanto ele é mais
eficiente com o giro alto quando a gente
vai para o sistema elétrico é exatamente
o ao contrário os motores elétricos que
estão aqui estão desenhados para serem
eficientes em baixas velocidades então
eles se complementam cada 1 opera dentro
da sua faixa de melhor o uso então
quando está em alta velocidade se usa
bastante do motor a combustão e muito
pouco do elétrico quando está em baixa
velocidade se usa muito do motor
elétrico e muito pouco do motor a
combustão e justamente por causa do
sistema transaction as potências não se
somam
é um pouco complicado explicar isso mas
se você estiver ainda mais dúvidas
deixe um comentário que depois eu vou
fazer um vídeo tentando explicar essa
engenharia que não é fácil de entender
mesmo tá pessoal aqui atrás a Toyota
também caprichou na iluminação pessoal
tudo aqui é determinação da placa LED
a gente tem luz de lanterna luz de freio
luz de pisca luz de ré e até mesmo a luz
de neblina e LED ficou muito bonito se
na iluminação a Toyota mandou bem faltou
aqui na assistência porque o carro tem
uma câmera de ré inclusive muito boa mas
não tem nenhum sensor de estacionamento
e para algumas pessoas isso acaba
fazendo falta
o porta-malas existem três formas de ser
abertos e tem uma alavanca lado o lado
do pé do motorista
você tem o botão de telecomando da chave
e um botão que inclusive fica aqui do
lado que você pode apertar ele destranca
só que isso só é possível quando a
chavista
próxima se você apertar de botão com a
chave longe ele não abre porta malas e
generoso
são 470 litros de capacidade mas tem
alguns pilotos estão vendo aqui a
dobradiça do tipo pescoço de ganso que
acaba invadindo o compartimento então se
você não organizar direito aí as malas
na hora que vai fechar a dobradiça pode
acabar batendo na sua mala
de toda forma faltavam algumas coisinhas
aqui como aqueles ganchinhos de fixação
na lateral muito úteis para você perder
aquelas sacolinhas de supermercado uma
bolsa para evitar que elas fiquem
rolando aqui dentro
agora tem uma outra coisa que eu vou dar
os parabéns para a Toyota gente sabe que
é uma tendência no mercado usar aquele
seria o fim eles terem eu não gosto e já
expliquei muitas vezes nos vídeos porque
eu não gosto esse pneu pois bem
a Toyota não colocou um pneu igual o
pneu de rodagem mas não é aquele pneu
fininho é um pneu integral ainda que a
medida seja diferente então quando você
usa os pneus têm uma pequena alteração
de gibi idade mas você não fica limitado
aquela velocidade de 80 quilômetros por
hora e o carro puxando um lado ou de
outro onde votou o pneu fino
quando a gente olha que o Corolla de
lado a gente vê que aqui nesse ponto a
Toyota já foi mais conservadora no
design lembrando mais as outras gerações
sair do carro mas ainda assim tem coisas
interessantes aqui eu já vou destacar
que o pneu que tenha um perfil vamos
assim esportivo afinal de contas ele é
12 25 de largura perfil de 45 com aro 17
também estão nessa rodas de 17 polegadas
diamantadas por sinal é muito bonita
outra coisa legal suspensão traseira do
Toyota agora é multi link totalmente
independente
a gente vê que na categoria tem muito
carro aí com eixo semi independente e
essa foi uma das melhorias aqui quando o
carro mudou de geração
a gente também não pode esquecer o
entre eixos de 2 e 70 que é o número
meio que mágico aí pro sedãs médios do
segmento quase todo mundo tá nesse entre
estes têm um outro um pouco acima um
outro um pouco abaixo mas é uma medida
meio que abre aspas padrão aí
prosseguimento a esse carro ainda tem o
teto solar que faz parte desse pacote
premium que a gente tem na versão Altis
e também a maçaneta com o sistema de
chave presencial
aqui atrás nós temos coisas legais e
outras não tão legais pra gente contar a
começar pelas legais conforto você senta
aqui atrás e anatomia do banco é muito
legal ele tem uma sensação aqui de te
abraçar
você fica encaixado no banco isso é
gostoso a gente também vê que o espaço
para pernas aqui o banco do motorista
ajustado por uma pessoa de um metro e
oitenta confortavelmente temos um bom
espaço aqui de joelho movimentação de
pedra que também é legal eu vou dizer
que é bastante confortável
outra coisa interessante alça de
segurança do teto inclusive com o
ganchinho caso você queira colocar aqui
pendura um terno um vestido feminino e
ali na porta a gente tem um espaço para
colocar ou uma garrafa de 500 ml e
inclinada ou se você não usar esse
espaço você pode colocar um óculos uma
carteira as duas coisas não têm espaço
ou é uma ou outra
também temos aqui descansa braço aqui no
centro com mais dois porta latas
essas são as coisas legais agora vamos
aquelas que não são tão legais
aliás até bom acabam até decepcionando
um pouquinho primeiro não temos saída de
ar condicionado aqui no banco traseiro o
que é uma pena porque quando a gente vê
o Corolla europeu aqui nessa plataforma
lá fora eles têm a saída de ar
condicionado infelizmente não colocar
isso aqui no brasil pior
também não tenho ali nenhuma tomar
dinheiro nem 12 volts nenhum USB
poxa Toyota tem carro de categoria
inferior a esse que oferece esse tipo de
recurso
a única coisa que a gente tem a extensão
do console é o porta-objetos que pelo
tamanho eu acho que cabe muito pouca
coisa ali no máximo uma carteira
masculina e também iluminação só temos
uma lâmpada que digamos assim faz uma
iluminação aqui atrás porque ela está no
meio do carro ela não é necessariamente
pra quem está aqui atrás dessa forma o
carro dessa categoria na versão Altis
não ter esses mimos
vamos combinar que foi uma falta que a
Toyota deveria ter pensado melhor hora
da gente diria que o colar bridge mas
antes tem uma série de considerações
legais pra gente fazer porque tem
bastante coisa diferente
a primeira coisa que você tá hora já o
carro tem chave presencial não basta
aqui dentro pra você poder ligar o carro
eles não escutaram nenhum barulho de
motor ligando
isso acontece porque o carro híbrido
então quando ele tem carga na bateria
que é exatamente o que está acontecendo
ali se consegue ver no painel que ele
tem aí digamos assim metade da bateria
carregada e liga o sistema todo então
volante já está ativo o ar condicionado
inclusive já está ligado mas o motor a
combustão está desligado
evidentemente a gente ficar muito tempo
aqui nessa posição ele vai começar a
descarregar pela bateria por conta do ar
continuar o que está ligado e aí ele
ligou o motor a combustão pra carregar
um pouco essa bateria essa é a principal
diferença no carro inmetro jogos
acabando aqui o cinto de segurança que
têm ajuste de altura e um volante a
gente também tem aqui ajuste de altura e
profundidade então se consegue achar uma
posição bastante confortável banco do
motorista têm ajustes elétricos mas não
são tão completa assim então você tem
aqui o encosto
você tem a distância do banco você tem a
altura do banco e você também tem aquela
inclinação do assento porque eles não
são tão completos
muitos carros às vezes tem o ajuste
lombar e se não tem ele também não tem
programação de memórias pra você
também vou estar aqui que o carro tem um
sistema de rebatimento nos espelhos
laterais não se pode fazer isso
manualmente ou tem a posição automática
que a função do meio quando se trancava
ele rebate caso você não queira você tem
um botãozinho que se põe pra frente não
faz o rebatimento aqui na porta nós
temos os controles dos vidros de um
evento simples toque para abertura e
fechamento em todos os vidros pouco mais
de comodidade no carro
também destacamos algumas coisas ele tem
ajuste de altura do facho do farol do
carro e tem um outro botão fica no lado
esquerdo que a função do farol alto
automático então você pode escolher terá
ligado ou não inclusive avisa no painel
que a função está ligada quando você
aciona aqui
o carro também tem um volante
multifuncional bem interessante está não
temos paddle shift aqui afinal de contas
a proposta desse carro não é essa
até por conta do câmbio com é
funcionamento CVT é do lado esquerdo um
volante
nós temos os botões que controlam ali a
informação do computador de bordo que a
gente tem ali na frente então você
consegue alternar aqui
entre várias funções então se tenha
informação do computador de bordo
sistema de assistência à condução o
áudio do carro com o caso aqui nós temos
um celular com Android alto mas qualquer
outra fonte de áudio aparecer ali tem
esse daqui que mostra também o estado da
bateria o fluxo de energia as
configurações do carro e se existe
alguma anomalia eu vou deixar aqui no
fluxo de energia porque é mais
interessante porque provavelmente esse
teste que a gente vai fazer aqui modo
urbano
muito provavelmente o carro só vai usar
o modo elétrico a gente não deve usar o
motor a combustão convencer bateria
Itália aguenta pra fazer tudo isso
o lado direito do volante aí nós temos
aqui as funções que fazem parte até do
sistema de assistência à condução né
então nós temos aqui o piloto automático
o nome certo seria controle de cruzeiro
então a gente tem a função de limitador
de velocidade que fica desse lado ele é
acende uma luz em Aveiro no painel do
outro lado você tem aqui aí sim o
controle de cruzeiro onde você consegue
inclusive definir a distância que você
quer do carro da frente se tem esse
outro botão aqui que é o LTDA que além
de corte morning
ou seja é o a função de aviso de saída
de faixa é quando você é vai sair da
faixa ele te avisa inclusive faz a
correção no volante mas a gente vai
mostrar isso com o carro andando pra
vocês
outra coisa legal aqui como expliquei o
conteúdo desse carro e não é comum dos
outros né é um ar-condicionado elétrico
que usa bateria do sistema elétrico para
funcionar
só que ele tem duas peculiaridades
primeiramente é um digital é o ar
condicionado digital e automático de
dupla zona então você tem aqui a função
para você ter uma temperatura diferente
para o passageiro só tem dois botões
diferente do que a gente está acostumado
primeiro é esse botão eco e esse botão
quando você aciona ele ele faz um uso
mais moderado do sistema de climatização TAM 
tentar resfriar quanto para aquecer em
dias mais quentes
caso você queira desligar se tira ele
começa a funcionar mais forte apertou a
função ele gasta menos energia e têm
outra funçãozinha aqui que quando você
aperta ela há no caso aquela já tá
ligada ele só soltam hora que o
motorista então sentar sozinha no carro
você não precisa do ar do lado direito
quando você aperta ele aí ele ativa o ar
do lado direito portanto você consegue
fazer aí digamos assim uma gestão
energética do controle de climatização
de acordo com as pessoas que estão aqui
dentro e isso normalmente não vê em
outros carros o que acaba sendo bem
diferente aqui no colo rapid entrando no
tema dos porta objetos aqui nós temos
aqui na porta um bom espaço inclusive
você consegue colocar garrafinhas aqui
do lado
você também tem espaço e agora daqui
carteiras e óculos na frente da alavanca
de câmbio a gente tem mais um espaço bem
interessante e cabe várias coisas né
cabe carteira carioca Oscar smartphones
bem interessante espaço que desenharam
ali
aqui entre os dois bancos temos também
uns porta latas 508 10 aqui com o
smartphone incluem está ligada a ele por
um Android alto temos esse descansa
braço com o porta-objetos e aqui dentro
a gente acha uma tomada de 12 volts
daquele padrão convencional de automóvel
e uma outra tomada USB
essa de 2.110 caso você queira guardar
um smartphone aqui dentro deixar e
carregando lembrando que essa tomada USB
não se comunica e com a central
multimídia do carro ta a tomada USB que
se com que se comunica com a central ela
fica ali ao lado do porta-luvas numa
posição que iria ter um pouco
estratégico é você colocar um pendrive
até mesmo colocar aí um smartphone é
conectado com as funções
o carro ainda tem aqui para só
iluminados e com tampinha quando você
olha a tampinha ligado no segundo você
fecha ele a pagá-los um espelho que é o
tom cômico nós temos sistema de
iluminação aqui no carro aqui na frente
que usam lâmpadas convencionais então
decentes não são as lâmpadas em LED como
a gente viu entre os carros
também aqui o teto solar nessa versão
aqui do Corolla e por fim eu vou te
atacar a qualidade de acabamento de
cigarro que é uma coisa que você que a
gente sempre elogia em carros da Toyota
então você tem aqui o painel no material
digamos assim sensível ao toque aqui
nessa porção mais clara do painel a
parte superior do painel também tem
material sensível ao toque um volante em
couro uma cultura muito bem feita né as
portas aqui onde você encosta o braço
também é material sensível
só o meio da porta que você vai ter um
plástico aqui um pouquinho mais duro mas
o que eu posso dizer
o carro da Toyota é normalmente em essa
boa qualidade de acabamento e a gente
consegue ver bem isso que nessa versão
tem gente que gosta tem gente que não
gosta eu vou falar pra vocês que eu
achei que ficou interessante este essa
composição de cores na então você tem
aqui uma cor creme você tem um banco num
cinza um pouco mais escuro aí você tem
na porta um outro cinza que é um pouco
mais escuro que o banco você tem partes
preta então é uma composição de cores
que é uma questão muito pessoal de gosto
de cada um quem gosta quem gosta mas eu
achei que ficou interessante aqui
Nicolau diz bem à frente da alavanca de
câmbio nós temos ali alguns botões para
você poder fazer uso a dos modos de
condução do carro então se tem um drive
monte aqui você pode escolher entre o
modo eco o modo normal e o modo Power que
o modo de força vou deixar aqui no modo
é também um outro botão do lado direito
que o botão e vê nesse momento o pv está
indisponível porque a gente ficou com o
carro ligado com o ar condicionado
ligado e agora exatamente nesse momento
o motor a combustão acionou a gente
consegue inclusive tanto ali pelo painel
do motorista quando também aqui pela
central multimídia que o motor está
ligado para carregar a bateria do
sistema híbrido c.v. que a bateria está
com
tracinhos quando a gente começou a fazer
aqui o vídeo ela estava com 4-1
então agora o que acontece o motor a
combustão carrega um pouco a bateria
pra quê para que você possa ter
utilização aí no modo elétrico do carro
mas agora nós vamos dirigir ele e vamos
aproveitar inclusive aqui pra fazer a
nossa manobra
eu já vou atacar aqui que a câmera de ré
desse carro tem alguns modos divisão tem
esse é o modo normal tem aqui um modo
que é o modo grande angular você está
vendo que ela inclusive tem a linha de
guia dinâmica e na linha de guia
dinâmica quando você faz uma manobra ela
tem um modo que acompanha tem um outro
modo que ela coloca ali uns traços azuis
que é mais pra você poder fazer manobra
então você sabe que ali o traço azul se
você vir a todo o volante é o caminho
que o carro vai fazer e se apertar mais
uma vez ele cancela linha de guia mas
ele mantenha que uma barra vermelha que
indica justamente a digamos assim um
espaço mínimo ali pra você poder fazer a
manobra sem ter perigo de encostar o
carro eu vou usar o modo não grande
angular eu vou usar o modo aqui da
posição mais normal e vou inclusive
ligar que é a linha de guia dinâmica né
a gente pode ver aí que a parte dinâmica
e amarela e azul caso você ande reto e
colocar o volante obviamente com
assistência elétrica nem poderia ser
diferente nesse carro aqui a gente vê
que a câmera ele tem uma boa resolução e
as linhas guias são sempre bem úteis
para mostrar para onde a gente está indo

temos um obstáculo ali atrás vou me
aproximar um pouco mais do obstáculo
olha aí você consegue ver muito bem com
um posicionamento que você tenha agora
romper nosso teste de taxam vamos ver aí
como é que o carro se comporta no caixão
uma linha o carro aqui
já característica de outros carros da
toyota suspensão muito boa resistente
não indica a fragilidade isolamento
acústico muito bom muito bom mesmo
até arrisca dizer um dos melhores da
categoria e por fim a suspensão também é
macia que você não tem aquela suspensão
um pouco dura é uma característica já
antiga dos carros da Toyota
vamos ver agora como é que o carro se
comporta que na lombada vão acertar que
a velocidade de 30 quilômetros por hora
vamos ver aqui como é que ele passa olha
primeira lombada ele passou
tranquilamente sem bater sem raspar
suspensão muito consistente é bem
adaptado à situação brasileira nessa
primeira lombada vão ver a segunda
lombada aqui a 30 por hora vamos ver
como ele se comporta também passou bem
não bateu nem raspou foi com uma certa
tranquilidade agora vamos ver o
isolamento acústico no bom crédito e as
últimas duas lombadas também a 30 por
hora vão acertar que a velocidade dos 30
o isolamento acústico é muito bom carro
30 por hora que na terceira lombada
olha aqui pessoal tem uma raspadinha
teve outros carros que a gente já
atestou que ele bateu com mais força
aqui de uma raspada não foi muito grande
mas se comportou digamos assim de forma
boa para comprar quarta e última
aqui também ele de uma raspadinha chegou
a bater toda forma que eu posso dizer
considerando nós estamos falando de um
sedã ele está bem adaptado às condições
filtra bem as irregularidades do piso
aqui no do recto filtra muito bem
isolamento acústico é elogiável aqui no
carro da Toyota mesmo uma linha o carro
Kiko lado direito da guia e vamos fazer
aqui a nossa manobra de fim de rua vão
virar todo o volante ópera que o cartão
inclusive em modo elétrico agora já
desligou o motor a combustão a gente
consegue inclusive no gráfico ali na
frente ao local viram um pouquinho mais
que 90 graus aqui na rua câmera de ré é
uma linha de guia
agora nós estamos usando carro em modo
elétrico já que já têm carga na bateria
e ele saiu aqui um pouquinho desalinhado
da rua para o lado esquerdo não muita
coisa mas quando a gente fala de sedãs
médios
eu posso dizer que até que um raio de
giro bom obviamente comparando com os
carros que são concorrentes dele na
categoria não é um raio de giro muito
pequeno mais adequado
o carro é gostoso de dirigir a suspensão
não posso dizer que continua bem
adaptada para o brasil
evidentemente que isso aqui não é um
crossover portanto os obstáculos maiores
você pode ter um problema de button
raspar a parte da frente mas de certa
forma ele tira de letra no geral
característica da Toyota
a suspensão macia e excelente isolamento
acústico
nesse sentido quem comprar esse carro
aqui pensando
não uso mais urbano cotidiano e um carro
pra você não se cansar dirigir vai estar
fazendo uma escolha bastante acertada
vou aproveitar agora para fazer o nosso
teste de consumo com o carro na rodovia
inclusive eu já reinicializar ele como
vocês podem ver o computador de bordo
temos aqui uma segunda informação que a
informação da viagem aqui também temos o
gráfico de energia e aqui na central
multimídia eu fiz a mesma coisa serei a
informação de viagem e também serei o
histórico para que a gente possa fazer
uma nova barra além de histórico
acumulado justamente pra gente ver como
é que vai ficar o consumo do carro
aqui por exemplo vocês podem ver que eu
estou saindo com o carro vai passar aqui
na central multimídia o fluxo de energia
e também aqui na tela do carro pra vocês
verem o carro está se locomovendo no
modo elétrico e isso é o que faz muita
diferença no carro híbrido quando você
está dentro de área urbana porque vem de
mouzar o motor a combustão ele usa um
motor elétrico para locomoções curtas
agora é importante observar que essa
locomoção aqui em modo elétrico ela tem
algumas limitações primeiro nós
precisamos ter bateria para que o carro
consiga andar desse modo elétrico
segundo essa bateria ela consegue manter
o carro modo elétrico em velocidades de
até aproximadamente 40 50 quilômetros
por hora
mesmo você tendo bateria quando você
passa dessa velocidade ele liga o motor
a combustão no caso agora ele já ligou o
motor a combustão para apoiar o sistema
elétrico tudo depende também de quanto
você tem de bateria agora quando você
está na estrada existem casos também que
o motor a combustão e desligado a gente
vai explicar isso
de toda forma a vantagem do híbrido é
sempre maior em área urbana do que na
estrada porque na cidade você tem muito
mais chance de usar o sistema elétrico
pra manter o carro locomoções curtas
acelerações de semáforo desacelerações
do que na estrada na estrada você vai
ter situações muito pontuais onde o
motor a combustão está desligado dessa
forma fica bem claro pra você está
pessoal o carro híbrido é sempre mais
econômico nas na cidade do que na
estrada
o Corolla híbrido não possui conta giros
e a bem da verdade é que não faz sentido
nenhum carro tem conta giros como ele tem
um sistema que funciona como um câmbio
continuamente variável não vai sentir ct
o conta giros uma vez que você não vai
ter uma indicação pra você saber o
momento ideal de trocar a marcha uma vez
que o sistema faz isso automaticamente e
sozinho sempre escolhendo a melhor
relação para a sua situação de uso o que
esse carro tem é do lado esquerdo além
do painel inclusive um ponteiro
convencional
o indicador que mostra para você o que
está acontecendo naquele exato momento
no cartão por exemplo além da informação
que nós temos do fluxo elétrico do carro
vocês estão vendo agora nós estamos
usando o motor a combustão aquele
indicador lado esquerdo ele mostra se
você está usando o carro de uma forma
econômica
se você está usando o carro no modo de
força então se você acelerar um pouco
mais o ele coloca lá o ponteiro no modo
de força indicando que vamos estar
usando mais recursos de propulsão do
carro e também quando você tira o pé do
acelerador olha só ele coloca o carro
num modo de chardy ou seja no modo de
regeneração de energia lembra que disse
que na estrada existem situações
pontuais onde o carro desligou o motor a
combustão é exatamente nessa aqui nós
estamos numa leve subida motor a
combustão está ligado apoiando o sistema
elétrico na hora que eu tiro o pé do
acelerador o que ele faz ele desliga o
motor a combustão e uso os movimentos da
roda para fazer uma regeneração de
energia para a bateria e assim também
economizando mais combustível também na
estrada
aqui nós temos algumas funções para
melhor conforto na estrada então a gente
tem a função do limitador de velocidade
que quando você aciona você precisa
definir aqui a velocidade limite
eu por exemplo definir ali 105
quilômetros que vai acontecer quando eu
acelerar o carro
você chegou a 105 eu estou pisando no
acelerador mas o carro não passa de 150
obviamente você pode programar a
velocidade que for mais interessante pra
você
no caso aqui eu vou
colocar 120 quilômetros por hora que é
justamente o que é permitido nesse
trecho de rodovia onde nós estamos
você pode usar também isso dentro da
cidade dessa forma em vias controladas
você não tem perigo de passar da
velocidade da via e assim não tomar
multa
outra função que a gente tem aqui é o
controle de cruzeiro tradicional né que
aqui quando você aperta ele coloca ali
radar pronto aí você tem que definir
qual é a velocidade que você quer por
exemplo eu vou colocar aqui 120
quilômetros por hora
agora ele vai manter o carro no 120 só
que como ele é adaptativo
você pode escolher distância que você
quer do carro da frente tem um outro
botão aqui que vocês estão vendo no
painel que eu posso escolher três opções
de distância eu vou deixar essa aqui que
é a mais longa
daqui a pouco ele vai encontrar o carro
à minha frente e nessa situação se o
carro estiver abaixo dos 120 quilômetros
por hora ele vai frear automaticamente o
Corolla
pra que ele mantenha distância que você
escolheu
e quando o veículo sai da sua frente ele
retoma a velocidade inclusive nós temos
aqui no computador de bordo uma tela de
assistência que mostra que ele já
identificou o veículo à nossa frente no
caso aqui nós temos um caminhão
olha só a velocidade sendo reduzida para
manter a distância que a gente escolheu
se você apertar o botão da distância por
exemplo algumas vezes você pode mudar
essa distância em tempo real pode
escolher a mais longa uma intermediária
ou mais curta em relação ao veículo da
frente e isso acaba auxiliando bastante
durante a viagem
outro recurso que você pode usar
inclusive com o controle de cruzeiro
adaptativo é o sistema de assistência de
faixa
quando você aperta ele no canto superior
esquerdo do painel e acende algumas
barrinhas e essas barrinhas ele está
indicando se ele está ou não conseguindo
fazer a leitura das faixas você também
tem essa informação aqui no cluster
principal sei quando está na função de
assistência ele coloca as barrinhas
e aí ele vai manter o carro no centro da
faixa num momento em que o carro começa
a sair da faixa ou até forçar um
pouquinho aqui olha você vai perceber
que ele dá um alerta deixa a barriga
cheia ali e dar um alerta sonoro para
você fazer a mesma coisa que para o
centro da faixa própria esquerdo
tá vendo ele dá o aviso e faz a correção
da faixa pra você agora esse sistema
pessoal
ele não é uma direção autônoma ou semi
autônoma com as pessoas falam é uma
assistência à condução sendo que aqui no
corolla a gente comparar o corolla com
outros carros têm esse tipo de recurso
por exemplo carros da volvo por exemplo
carros da audi que têm esse tipo de
recurso a gente percebe que o carro da
toyota um pouco mais tolerante com a
faixa ou seja ele só vai fazer a
correção depois que já está praticamente
em cima da faixa ou seja ele está dando
uma assistência ao motorista para
prestar atenção não é para você usar
isso como direção autônoma e larga o
volante deixar o carro fazer sozinho até
porque também aqui no carro da toyota
se você deixar um tempo mesmo que seja
relativamente curtos em pegar no volante
as mãos ele já reclama pra você dizendo
que você está dirigindo sem as mãos e
que ele vai desativar o sistema que você
tem que assumir é o volante e como eu
disse
grande parte das vezes ele acaba comendo
a faixa pra fazer a correção portanto é
apenas uma assistência
assim como acontece no modo urbano aqui
na estrada a gente também observa uma
suspensão macia e um excelente
isolamento acústico do carro com motor a
combustão na estrada ele passa grande
parte do tempo ligado
aliás nesse momento ele está ligado
uma velocidade de cruzeiro você
praticamente não noto barulho do motor a
combustão sua nota pela indicação mesmo
além do painel
agora quando se faz uma aceleração um
pouquinho mais forte aqui ó por exemplo
colocar o carro na condição de power
nesse momento você percebe o motor a
combustão mas eu posso dizer menos do
que você percebe nos concorrentes
diretos aqui do Corolla
agora nós vamos iniciar com uma pequena
descida na rodovia vocês podem até que a
velocidade estava caindo porque eu tirei
o pé do acelerador e aí o que acontece
nessa situação o motor a combustão está
completamente desligado em que ele está
usando essa descida pra recarregar a
bateria do carro e ele deixa o motor a
combustão desligado portanto se você por
exemplo devendo pra praia ela saiu de
São Paulo e no litoral ou estiver
descendo aí de Curitiba lá pro litoral
também ou qualquer outro lugar que desse
uma serra a chance chega no final da
serra com médias de consumo e na casa de
20 30 ou até 40 quilômetros por litro é
muito possível porque o motor vai estar
desligado em grande parte do tempo
então eu quero destacar que tem um outro
modo de posição no câmbio que tem uma
letrinha b
normalmente vai usar o carro no drive
mas esse modo b quando você adiciona ele
que é o que nós vamos fazer agora vocês
percebam a link que ele já aplica uma
espécie de freio motor no carro a gente
consegue ver essa indicação inclusive
ali no painel na função de chat olha vou
colocar no drive e vou acionar o bem
novamente
perceberam que o ponteiro do chardy deu
uma balançada quando você põe esse modo
b
ele aplica uma espécie de freio motor do
carro porque ele coloca o carro modo
regenerativo
ou seja você tirou o pé do acelerador
ele vai tentar regenerar o máximo de
energia
pra que serve isso bom primeiro você usa
- o pedal de freio quando você está
dirigindo por que tirou o pé do
acelerador
ele já aplica uma frenagem segundo serve
pra você carregar a bateria e pra que
carregar a bateria
lembra que eu falei pra você que o carro
tem um evento onde imagine que você quer
chegar em algum lugar claro que você tem
que tá em baixa velocidade e naquele
lugar você não quer usar o motor a
combustão
então você deixando o carro aqui no modo
b ele vai tentar regenerar o máximo
possível aquela bateria e aí você pode
chegar num lugar que não quer fazer
barulho e você apertar no evento onde
você vai ter esta bateria para poder se
locomover por um período curto e em
baixa velocidade sem ligar o motor a
combustão
vou ver como é que a nossa média de
consumo a gente rodou um pouquinho mais
que 25 quilômetros 25.2 e vamos conferir
aqui a informação olha só
nossa média de consumo foi de 13.3
quilômetros político lembra que a gente
tá com gasolina no tanque
como vocês podem ver na estrada a média
do carro híbrido não é aquela coisa
super espetacular como eu já disse
grande parte do tempo você está com o
motor a combustão ligado
portanto ele vai fazer médias muito
parecidas com outros sedãs médios e
dependendo do sedã médio ou da
tecnologia que o cidadão utilizar pode
até ser que o carro híbrido faça menos
quilômetros por litro do que um carro
com motor a combustão normal porque a
vantagem do híbrido mais uma vez é em
regime urbano ou semi urbano e não na
estrada e o desempenho como é que fica
eu vou trocar do drive mode do modo eco
pro modo power e agora eu vou reduzir
aqui para 80 quilômetros por hora vamos
fazer uma retomada até 121 visa tudo
nesse caso você escuta mais o motor a
combustão
o acusado aliada pessoal e olha aí
chegamos a 120 quilômetros por hora
dá pra dizer que o Corolla abril ganhou
definitivamente não até porque a
proposta não é essa
eu diria que ele vai ficar um pouquinho
melhor do que os carros dessa categoria
equipados com motor 2.0 aspirado mas
certamente fica longe dos modelos
equipados com motor turbo
vamos ver como é que o Corolla se
comporta no zero a cem
lembrando que eu vou usar aqui o power
mode vamos lá pisando acelerando e
saindo a saída até que é esperta como o
câmbio continuamente variável a gente
não tem troca de marcha é aquela
celebração infinita
e chegamos a 100 por hora que eu posso
dizer pessoal quando o carro arranca por
ele ter o sistema híbrido elétrico ele
vai bem a gente sente que ele vai bem
ali até uns 60 quilômetros por hora
depois ele vai perdendo um pouco de
rendimento e ele começa a ficar mais
comparado aos outros carros com motor a
combustão
então ele tem agilidade modo urbano
porém não é o carro indicado para quem
está procurando performance em rodovia
como você viu aqui no vídeo o Toyota
Corolla Altis Highbridge premiou o
híbrido né com esse pacote prêmio é um
modelo bastante interessante pessoal a
gente precisa entender a proposta desse
carro
ele tem um preço de 135 1990 é um carro
barato não, não é um carro barato
afinal de contas você tem aqui uma
tecnologia que é diferente de todos os
outros concorrentes da categoria de
sedãs médios
esse carro aqui é um carro para quem
acredita nessa coisa da sustentabilidade
e faz um uso muito mais urbana do que
rodoviário e essa tecnologia ela ainda é
uma tecnologia cara portanto não dá pra
gente querer comparar o preço de uma
tecnologia híbrida com o carro com os
combustão convencional a gente tem que
entender que essas coisas levam tempo
mas de toda forma se você é um cliente
que acredita na tecnologia pensa na
sustentabilidade não abre mão do
conforto e que é um rodar diferente na
cidade
vale muito a pena você conhecer aqui
essa versão agora se você quer tudo o
que você viu nesse carro e que é um
pouco mais de performances e tem
alternativa também você pode comprar o
Altis com motor 2.0 de 177 cavalos que
como a gente viu no nosso comparativo
que a gente tem aqui no canal que a
gente fez sair do Corolla  X que seria
o mesmo motor da versão Altis obviamente
com motor flex 2.0 com o Civic LXL o
Corolla estava andando muito bem em
matéria de desempenho portanto vale sim
muito a pena você conhecerá que o
produto gostou do novo Corolla em
especial essa versão híbrida aqui nós
vamos dar uma dica pessoal não perde
tempo andando por aí vai direto em uma
concessionária Toyota do grupo Ramires
Motors eles têm unidades
Sorocaba, Tatuí, Itapetininga e Itapeva
certamente lá você vai fazer o seu
melhor negócio e também vai ter o melhor
atendimento de toda a região
gostou do vídeo ?
Deixa o seu joinha
pra gente saber que você está aprovando
o nosso trabalho e se você não se
inscreveu faça isso
afinal de contas essas avaliações
super. detalhadas só comigo Jorge Augusto
aqui no nosso canal do Comprecar TV
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