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Novo Porsche Cayenne 2015

Novo Porsche Cayenne 2015

Modelo chegará ainda mais eficiente, e esportivo

A nova geração do Cayenne estará disponível no mercado brasileiro no primeiro quadrimestre de 2015, em três versões: Cayenne Turbo, Cayenne S e o lançamento mundial, o Cayenne S E-Hybrid. Trata-se do primeiro híbrido com ligação em tomada, na categoria de SUVs de luxo. Este último será vendido no País somente por encomenda. Esta versão, juntamente com o Panamera S E-Hybrid e o 918 Spyder, fazem com que a Porsche seja o único fabricante de carros do mundo a oferecer três modelos híbridos de tomada. O Cayenne Turbo será uma das atrações no estande da Porsche no Salão do Automóvel de São Paulo, que estará aberto ao público de 30 de outubro a 9 de novembro.
                                                      
Todas as versões de do Cayenne receberam aperfeiçoamento no desempenho, bem como na  melhor economia de combustível (em relação às versões anteriores). O moto r V6 biturbo de 3,6 litros do Cayenne S é novo, e foi completamente desenvolvido pela Porsche.
 
O Cayenne traz uma história de sucesso na Porsche. A empresa apresentou a primeira geração em 2002. As vendas ultrapassaram todas as expectativas: mais de 276 mil veículos da primeira geração foram fabricados (2002 a 2010) e cerca de 303 mil unidades da segunda geração lançada em 2010, já foram fabricadas até agora.
 
Design mais afilado
 
Em sua mais recente versão, os projetistas deram ao Cayenne um estilo ainda mais afilado. O estilo da dianteira do veículo, das asas frontais e do capô é completamente novo. As aletas  para admissão de ar nos lados da dianteira do veículo são feitas de maneira mais eficiente para resfriamento dos intercoolers.
 
O novo Cayenne  traz faróis de bi-xénon que vêm de fábrica nos modelos básicos e nos modelos S, com os faróis de dia “suspensos” com LEDs de quatro pontos (tradicionais da Porsche). Já o Cayenne Turbo traz faróis em LED com o sistema de iluminação dinâmica Porsche (Porsche Dynamic Light System, PDLS) de série.
 
A traseira do novo Cayenne também foi atualizada. Os faróis traseiros criam um efeito tridimensional e as luzes de freio foram projetadas com quatro elementos. Os projetistas também redesenharam as linhas horizontais do carro. Os canos de escapamento redesenhados foram integrados na parte inferior da traseira. A abertura do porta-malas por meio de acionamento automático é de série.
 
O interior agora conta com um novo volante esportivo multifuncional, com shift paddles (borboletas para troca de marchas localizadas na parte de trás do volante). Seu visual e suas funções se baseiam no volante do 918 Spyder. Os bancos traseiros ficaram mais confortáveis e a ventilação dos assentos traseiros pode ser agora encomendada como opcional.
 
Mais eficiência
 
A potência e o torque foram aumentados, ao mesmo tempo em que a economia de combustível foi melhorada. Todas as novas versões do Cayenne consomem uma quantidade significativamente menor de combustível devido à sua função de marcha neutra, à função “auto stop-start plus” ainda mais avançada e à gestão térmica otimizada. Aletas ativas de resfriamento de ar estão sendo usadas pela primeira vez nos modelos do Cayenne. Situadas por trás da abertura de admissão de ar central, e controladas por meio da gestão do moto r, elas abrem ou fecham de acordo com a situação de direção e necessidades de resfriamento específicas. Assim, elas ajustam o volume de ar disponível para o resfriamento. Quando fechadas, elas melhoram a aerodinâmica, o que reduz a força de arrasto do ar, proporcionando economia de combustível.
 
Primeiro híbrido de tomada
 
O Cayenne S E-Hybrid é o primeiro híbrido de tomada do segmento de SUVs de luxo. O novo modelo conta com uma bateria de tração de íon de lítio com uma capacidade de energia de 10,9 kWh, o que permite uma autonomia só no modo elétrico de 18 a 36 km, dependendo do estilo de direção e da topografia da rota. A potência do moto r elétrico foi mais do que dobrada: de 47,6 cv (34 kW) para 96,3 cv (70 kW). O Cayenne S E-Hybrid anda, em média, 29,4 km/l. O moto r V6 de três litros com supercompressor (337 cv) e o moto r elétrico (96,3cv/70 kW) geram uma potência combinada do sistema de 421 cv (306 kW) a 5.500 rpm e um torque total de 590 Nm entre 1.250 a 4.000 rpm. Isso permite um desempenho de carro esportivo: zero a 100 km/h em 5,9 segundos e velocidade máxima de 243 km/h. A velocidade máxima usando apenas o moto r elétrico é 125 km/h. A bateria de tração pode ser carregada com uma tomada elétrica.
 
Cayenne S
 
O novo moto r V6 biturbo de 3,6 litros do Cayenne S, completamente desenvolvido na Porsche, é outro exemplo de como a redução do tamanho, com uma menor cilindrada e um número menor de cilindros. De acordo com o Novo Ciclo Europeu de Condução (NEDC), com este moto r o Cayenne é capaz de percorrer entre 10,5 e 10,2 km/l. Isso representa uma melhora de 1,1 km/l em relação ao moto r V8 anterior. O moto r V6 biturbo proporciona uma potência máxima de 425 cv (309 kW) a 6.000 rpm, um aumento de 20,2 cv/15 kW. O torque do carro de 550 Nm é disponibilizado entre 1.350 e 4.500 rpm (aumento de 50 Nm). Com sua transmissão Tiptronic S de oito marchas, o Cayenne S acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,5 segundos (5,4 segundos com o pacote Sport Chrono opcional), 0,4 segundos mais rápido que o Cayenne S anterior. A velocidade máxima é agora 259 km/h (aumento de 1 km/h).
 
Cayenne Turbo
 
O Cayenne Turbo é caracterizado por um alto nível de desempenho. São 4,8 litros em 8 cilindros em V, e uma potência de 527 cv (382 kW) a 6.000 rpm, com torque de 750 Nm (entre 2.250 a 4.000 rpm). Isso permite que o Cayenne Turbo acelere de 0 a 100 km/h em apenas 4,5 segundos (4,4 segundos com o pacote Sport Chrono opcional). Sua velocidade máxima é 279 km/h. O Cayenne Turbo tem consumo médio entre 8,9 e 8,7 km/l (261 a 267 g/km de CO2).
 
O preço final dos novos Porsche Cayenne no Brasil será anunciado por ocasião do lançamento, em 2015.