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Evite problemas com a bateria, no inverno

Algumas dicas para evitar panes elétricas, com tempo muito frio

No inverno, devido às baixas temperaturas, o moto r do veículo exige mais energia da bateria para dar a partida. Nesta época do ano, há um aumento médio na reposição de baterias de 20%, segundo o fabricante das Baterias Heliar. Entretanto, com a verificação de alguns itens, é possível prolongar a vida útil da bateria.
 
Da mesma forma que é importante conferir a pressão dos pneus e o nível de óleo do moto r, a inspeção do sistema elétrico do veículo também deve fazer parte dos hábitos de todos os moto ristas para evitar surpresas.
 
Recomenda–se fazer um teste para identificar a vida útil da bateria e garantir que o alternador está recarregando a bateria adequadamente. Este teste é rápido e pode ser feito com um profissional que tenha um equipamento de teste.
 
Dê sempre a primeira partida do dia, no veículo, com todos os equipamentos elétricos desligados (rádio, ar condicionado, faróis, lanternas, aquecimento do banco, etc).
 
Num dia muito frio, ao dar a partida, permaneça pelo menos 10 minutos com o veículo ligado, em marcha lenta. Este tempo (em média), é suficiente para que o alternador reponha a carga que a bateria perdeu na partida.
 
Não deixe o rádio, e nem a ventilação, ligados quando o moto r estiver desligado.
 
Não use o ar-condicionado com os vidros abertos.
 
Evite abrir e fechar os vidros (com acionamento elétrico) com o moto r desligado.
 
Use o desembaçador elétrico do vidro traseiro, apenas o tempo necessário para ter visibilidade.
 
Preste muito atenção quando perceber luzes oscilando, ou luz de advertência acesa no painel com o moto r em funcionamento. Problemas no alternador são as principais causas de panes elétricas dos veículos em trânsito.
 
Se o carro for Flex, e o moto rista tiver preferência por abastecer com Etanol, colocar também uns 5 litros de gasolina direto no tanque, pode ajudar numa partida mais segura, em um dia frio.