Revista Comprecar
Novo Golf TSi: muito avançado, e caro!
Sétima geração entrega tecnologia de ponta, mas tem preço alto
Novo Golf TSi: muito avançado, e caro!
11 de Julho de 2014

Por Jorge Augusto
FOTOS: Marcelo Alexandre

Quando o no Novo Golf chegou ao mercado brasileiro, ele reescreveu a história dos hatch-backs médios. De uma hora para a outra, o carro da Volkswagen assumiu o topo da categoria no que diz respeito a desempenho, tecnologia de ponta e preço.
 
Que o Golf sempre foi um carro vencedor, ninguém dúvida. Até hoje, incluindo seus derivados como o Cabriolet e a Variant, acumulou mais de 30 milhões de unidades vendidas desde 1974, sendo um dos automóveis mais bem sucedidos no mundo.
 
Agora na sétima geração (também conhecido por MK7), e totalmente alinhado com o modelo europeu, o Golf passa a ser “o carro a ser batido” pelos concorrentes, em sua categoria. Foco dessa avaliação trazemos a versão Highline com todos os opcionais. Detalhe interessante, é que dessa vez, o Comprecar avaliou um Golf Highline equipado com câmbio manual de seis marchas!
 
Nova estrutura
 
O projeto estrutural do novo Golf evoluiu bastante. Utilizando um novo sistema de plataformas batizado de MQB, a Volkswagen trouxe para o Golf soluções de engenharia de carros de categoria superior, encontradas no grupo mundial da marca. Assim, além de nossas soluções, a carroceria ficou mais forte e rígida através do uso de aços de alta resistência e métodos de produção avançados. Ainda sim, houve uma diminuição de peso de até 100 kg na estrutura do carro. Por meio de modificações nos bancos, o peso também foi reduzido, especialmente nos encostos traseiros. Os engenheiros conseguiram reduções de peso de mais de 15%. Foram também utilizados mecanismos mais leves para a trava do encosto traseiro.
 
O carro também cresceu. Comparada ao Golf de sexta geração, a distância entre-eixos aumentou 5,3 cm, chegando à para 2,63 m. O comprimento do carro também aumentou 5,5 cm, chegando à 4,26 m. E a largura aumentou 1,3 cm (para 1,79 m).
 
Essas mudanças são perceptíveis no espaço interno. Os passageiros de trás têm agora 1,5 cm mais de espaço para as pernas. O espaço para os ombros está 3,1 cm maior. O banco traseiro é bipartido e rebatível na proporção 60:40. Quando ele é dobrado, aparece uma superfície de carga quase nivelada com 1,55 m de comprimento para cargas. Em posição normal, o porta-malas oferece 313 litros.
 
Interior sofisticado
 
O novo Golf traz de fábrica uma série de equipamentos, como: ar-condicionado digital com duas zonas “Climatronic”, encosto traseiro assimétrico rebatível, coluna de direção com regulagens de altura e de distância, regulagem de altura no banco do moto rista, travamento central com controle re moto , ajuste de altura e sistema de pré-tensionamento dos cintos de segurança dianteiros e gavetas sob os bancos dianteiros. Toda iluminação interna do carro é feita em LED e o volante é multifuncional.
 
Uma marca registrada dos carros da linha “Import” da Volkswagen é justamente o elevado padrão do acabamento interno. Além de silencioso, a estrutura incorpora matérias de alta qualidade, com montagem precisa, além de visual moderno.
 
Motor e câmbio
 
O Golf vem equipado com um eficientíssimo moto r 1,4 litro, que a Volkswagen batiza de TSI. Entre as características principais está o turbo, sistema de injeção direta e configuração de quatro válvulas por cilindro. A potência máxima desse moto r é de 140 cavalos. Detalhe muito interessante, que pela primeira vez na história (no Brasil), o primo “pobre”, está melhor que o primo “rico”. O novo Golf é montado na mesma plataforma do novo Audi A3. Assim, eles compartilham diversos componentes, inclusive o moto r. Mas o fato realmente curioso, é que no Audi A3, o moto r 1,4 litro entrega apenas 122 cavalos! Assim, o novo Golf oferece melhor desempenho que seu primo rico.
 
Outro diferencial desse moto r é o sistema de injeção duplo. O carro tem 8 bicos no total, sendo 4 de injeção direta, e 4 de injeção indireta. De forma geral, funciona assim: Em situações de baixa rotação, e velocidade constante, são usados os bicos de injeção indireta. Quando existe real solicitação de potência, com aumento rápido do giro do moto r, o sistema troca para os bicos de injeção direta, pulverizando o combustível diretamente no interior do cilindro. A vantagem disso é reduzir as emissões de partículas numa ampla gama de utilizações, reduzindo também o consumo de combustível. Assim como acontece na Touareg, o moto r do Golf traz um eficiente método de resfriamento do moto r, totalmente eletrônico. Dessa forma, o moto r pode aquecer mais rápido quando está frio, reduzindo as emissões e economizando combustível.
 
A potência máxima de 140 cavalos, esta disponível entre 4.500 a 6.000 rpm. Além disso, o torque máximo de 25,5 kgfm, já é atingido a partir de 1.500 rpm (pouco mais que a marcha lenta) se mantendo constante até 3.500 rpm.
 
Desempenho
 
Com câmbio manual de seis marchas, o Novo Golf Highline acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos, e alcança 212 km/h de velocidade máxima. Fato muito curioso, que esses números são exatamente iguais (segundo a Volkswagen) mesmo quando o Golf vem equipado com o câmbio robotizado de dupla embreagem “DSG” de 7 marchas.
 
O novo Golf ainda adiciona o Start-Stop, que desliga o moto r em paradas curtas no semáforo. Com o câmbio manual (que tem o pedal de embreagem), o moto r só desliga quando o carro para, e esta desengatado. No momento que o moto rista pisa na embreagem para engatar a marcha, o moto r se religa.
 
Muita tecnologia embarcada
 
A Volkswagen realmente não economizou na tecnologia embarcada. O veículo passa a contar com freio de estacionamento elétrico com a função “Auto Hold” para máximo conforto. O freio de estacionamento eletrônico tem algumas vantagens, como eliminar o freio de mão tradicional e ganhar mais espaço no console. Além disso, o freio é liberado automaticamente quando o moto rista acelera o carro, tornando as partidas em ladeiras mais fáceis. Já a função Auto Hold, evita a movimentação não intencional do carro, numa parada rápida, onde o moto rista tira o pé do freio. Outro diferencial na categoria é o alerta de perda de pressão dos pneus, exibido diretamente no painel do carro.
 
Para quem quer ainda mais, pela primeira vez, o Golf pode ter a sua condução personalizada. Para isso é oferecido com um sistema de seleção do perfil de condução. Através de uma tecla, o moto rista pode escolher entre quatro modos de condução: Eco, Sport, Normal e Individual. Esses diferentes modos alteram a sensibilidade do pedal do acelerador, sensibilidade do volante, funcionamento da injeção e atuação do sistema de ar-condicionado para se adequar a escolha feita.
 
Quando equipado com faróis de Xenon, o veículo pode inclui o DLA (Dynamic Light Assist ou Assistente de luz dinâmica). É um tipo de farol inteligente. Por meio de uma câmera instalada no para-brisa, o carro enxerga o tráfego à frente, e no sentido contrário. Com essa informação, os moto res elétricos de ajuste do facho do farol de Xenon são ajustados para não atrapalhar outros usuários na via. Isso garante luminosidade onde é necessário, sem prejudicar a visão de outros moto ristas.
 
Outro equipamento presente é o Park Assist 2.0. A mais nova versão do assistente de estacionamento, permite manobra automática para estacionar em vagas paralelas à via, como também parar de ré em vagas perpendiculares (tipo shopping). Adicionalmente, o Park Assist 2.0 também permite o auxílio para a saída da vaga de estacionamento. O Park Assist trabalha em conjunto com os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, que tem exibição gráfica na tela multimedia do carro.
 
Infotainment de última geração
 
Outro destaque é o Infotainment de última geração, com reprodução de música digital a partir de várias fontes e navegação GPS em novos formatos. Ainda que a Volkswagen afirme que o sistema presente na Touareg é o melhor que existe em toda gama de carros da marca, o equipamento do Golf se mostra mais funcional e com mais recursos.
 
Batizado de “Discover Pro” ele inclui rádio, DVD-Player, tela touchscreen de 8 polegadas e o mais moderno sistema de navegação 3D da Volkswagen. O multimedia aceita inclusive comando de voz. Outra novidade é a memória interna de 60 GB, que permite armazenar músicas e vídeos diretamente no carro. Existem ainda duas entradas para cartão tipo SD-Card e interface MMI. Com a utilização de cabos específicos (comprados a parte) é possível conectar um iPhone, pen-drives e até mesmo reprodutores de vídeos com saídas tipo RCA. Esse equipamento topo de linha inclui conectividade bluetooth (para reprodução de música e viva-voz celular). Outra vantagem são as atualizações dos mapas de navegação por um período de três anos (realizadas em concessionários da marca).
 
Pela primeira vez, a Volkswagen está utilizando sensores de aproximação dos dedos. Assim que o moto rista ou o passageiro da frente movimentam a mão próximo à tela sensível ao toque (touchscreeen), o sistema automaticamente passa do modo display para o modo de entrada, exibindo menus de acesso rápido as funções.
 
Além disso, o sistema reconhece gestos semelhantes aos utilizados em smartphones como a rolagem por arrastar, e função de “pinça” para ampliar ou diminuir o zoom do mapa de navegação. Aliás, o mapa agora possui exibição em 3D, com a virtualização de construções. Em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro é possível navegar observando os prédios, monumentos e construções numa projeção 3D.
 
Se os arquivos de músicas digitais (em MP3, por exemplo) estiveram com sua TAG ID3 corretamente configurada, é possível que as listagens sejam roladas com as capas dos CDs, na biblioteca de mídia.
 
Segurança
 
Esse é outro item que o Novo Golf dá um show de tecnologia. A nova geração vem sempre equipada de série com sete airbags sendo: 2 frontais (com desativação do lado do passageiro para transporte de cadeiras infantis), 2 laterais, 2 do tipo cortina e 1 de joelho para o moto rista. Além disso, o carro conta com controle eletrônico de estabilidade “ESC”, controle de tração “ASR” e freios ABS com distribuição eletrônica. Ainda de forma complementar, o carro oferece o bloqueio eletrônico do diferencial “EDS e XDS”. Assim, numa eventual perda de tração em uma das rodas (em piso molhado, por exemplo) o sistema atua de forma eletrônica, limitando a tração na roda que esta escorregando.
 
O novo Golf ainda inclui mais equipamentos de segurança. Um deles é o detector de fadiga. Esse sistema (introduzido primeiramente no atual Passat) detecta a perda de concentração do moto rista e o alerta por meio de um sinal sonoro durante cinco segundos. Uma mensagem visual também aparece no painel de instrumentos, recomendando uma parada para descanso. Se o moto rista não parar dentro dos próximos 15 minutos, o aviso é repetido.
 
Outra solução de segurança é o “Pro Active”, uma tecnologia derivada da Touareg. Caso o dispositivo detecte uma situação de potencial acidente (como início de uma forte frenagem) os cintos de segurança do moto rista e do passageiro da frente são automaticamente pré-tensionados para assegurar a melhor proteção possível pelo airbag. Quando uma situação de condução altamente crítica e instável é detectada, as janelas laterais o teto solar são fechados.
 
Um item bastante inovador é o “Multicollision Brake”, premiado como a mais importante inovação de segurança pelo automóvel clube da Alemanha (ADAC). O dispositivo aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve num acidente. O acionamento se baseia na detecção da colisão pelos sensores dos airbags. A frenagem do veículo por meio dos freios é limitada pelo controle eletrônico de estabilidade. Em resumo, esse sistema de frenagem aplica os freios até que o veículo atinja a velocidade de 10 km/h. A velocidade residual do carro pode ser usada assim para dirigi-lo a um local seguro após o processo de frenagem. Isso tudo evita que após uma colisão severa, o carro se envolva em outros acidentes, por continuar andando na via, de forma desgovernada.
 
Dirigibilidade
 
Sem medo de errar, pode-se afirmar que o novo Golf é o carro mais gostoso para se dirigir em toda a categoria. Muitos clientes vão achar que o moto r entrega muito mais que os 140 cavalos declarados pela Volkswagen. Aliás, o Golf anda junto com concorrentes que tem moto res declarados com 180 cavalos. O carro tem uma direção muito precisa, e um eficiente conjunto de suspensão, preparado inclusive para a buraqueira nacional. As rodas de liga com 16 polegadas, com pneus 205/55, ajudam a manter o bom controle do carro nas curvas. A direção com assistência elétrica permite manobras suaves, graças ao volante leve. E a posição de dirigir do moto rista, é igualmente agradável. É difícil fazer críticas a esse carro da Volkswagen, ainda mais quando comparamos com o que é oferecido pelos concorrentes diretos.
 
Preço
 
Realmente o novo Golf é uma maravilha de carro. Mas sempre existe o outro lado da moeda. O novo Golf vendido no Brasil, por enquanto é produzido na fábrica da Volkswagen em Wolfsburg, na Alemanha. Mas, a Volkswagen pretende produzir o modelo na fábrica brasileira de São José dos Pinhais – PR, num futuro próximo. Talvez seja por isso que a conta é alta, para conseguir colocar o novo Golf na garagem de casa.
 
Pra começar a pensar no Golf Highline com câmbio manual, o preço inicial é de R$ 73 mil (com câmbio DSG, já sobe para R$ 80 mil). Ai vem a festa dos opcionais. Pintura metálica mais R$ 1 mil. O pacote Premium (que inclui um monte de equipamentos) soma mais R$ 25 mil! O teto-solar mais R$ 4,7 mil. O sistema Park-Assist, mais R$ 4 mil. E a super central multimedia com tela de 8 polegadas, mais R$ 7 mil. Então, o novo Golf Highline com câmbio manual avaliado aqui, custa a “bagatela” de R$ 115 mil! Que o carro é excelente (e o melhor em sua categoria) não existe dúvida. Agora, pagar preço de BMW ou Mercedes num Golf topo de linha, é para quem realmente gosta muito desse modelo de carro. O novo Golf vem com três anos de garantia, sem limite de quilometragem. As revisões são feitas a cada 10 mil km.

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Novo Golf TSi: muito avançado, e caro!
 

Novo Golf TSi: muito avançado, e caro!

Publicado por Redação Comprecar – Especialista em carros usados e motos usadas

Sétima geração entrega tecnologia de ponta, mas tem preço alto

11 de Julho de 2014

Por Jorge Augusto
FOTOS: Marcelo Alexandre

Quando o no Novo Golf chegou ao mercado brasileiro, ele reescreveu a história dos hatch-backs médios. De uma hora para a outra, o carro da Volkswagen assumiu o topo da categoria no que diz respeito a desempenho, tecnologia de ponta e preço.
 
Que o Golf sempre foi um carro vencedor, ninguém dúvida. Até hoje, incluindo seus derivados como o Cabriolet e a Variant, acumulou mais de 30 milhões de unidades vendidas desde 1974, sendo um dos automóveis mais bem sucedidos no mundo.
 
Agora na sétima geração (também conhecido por MK7), e totalmente alinhado com o modelo europeu, o Golf passa a ser “o carro a ser batido” pelos concorrentes, em sua categoria. Foco dessa avaliação trazemos a versão Highline com todos os opcionais. Detalhe interessante, é que dessa vez, o Comprecar avaliou um Golf Highline equipado com câmbio manual de seis marchas!
 
Nova estrutura
 
O projeto estrutural do novo Golf evoluiu bastante. Utilizando um novo sistema de plataformas batizado de MQB, a Volkswagen trouxe para o Golf soluções de engenharia de carros de categoria superior, encontradas no grupo mundial da marca. Assim, além de nossas soluções, a carroceria ficou mais forte e rígida através do uso de aços de alta resistência e métodos de produção avançados. Ainda sim, houve uma diminuição de peso de até 100 kg na estrutura do carro. Por meio de modificações nos bancos, o peso também foi reduzido, especialmente nos encostos traseiros. Os engenheiros conseguiram reduções de peso de mais de 15%. Foram também utilizados mecanismos mais leves para a trava do encosto traseiro.
 
O carro também cresceu. Comparada ao Golf de sexta geração, a distância entre-eixos aumentou 5,3 cm, chegando à para 2,63 m. O comprimento do carro também aumentou 5,5 cm, chegando à 4,26 m. E a largura aumentou 1,3 cm (para 1,79 m).
 
Essas mudanças são perceptíveis no espaço interno. Os passageiros de trás têm agora 1,5 cm mais de espaço para as pernas. O espaço para os ombros está 3,1 cm maior. O banco traseiro é bipartido e rebatível na proporção 60:40. Quando ele é dobrado, aparece uma superfície de carga quase nivelada com 1,55 m de comprimento para cargas. Em posição normal, o porta-malas oferece 313 litros.
 
Interior sofisticado
 
O novo Golf traz de fábrica uma série de equipamentos, como: ar-condicionado digital com duas zonas “Climatronic”, encosto traseiro assimétrico rebatível, coluna de direção com regulagens de altura e de distância, regulagem de altura no banco do moto rista, travamento central com controle re moto , ajuste de altura e sistema de pré-tensionamento dos cintos de segurança dianteiros e gavetas sob os bancos dianteiros. Toda iluminação interna do carro é feita em LED e o volante é multifuncional.
 
Uma marca registrada dos carros da linha “Import” da Volkswagen é justamente o elevado padrão do acabamento interno. Além de silencioso, a estrutura incorpora matérias de alta qualidade, com montagem precisa, além de visual moderno.
 
Motor e câmbio
 
O Golf vem equipado com um eficientíssimo moto r 1,4 litro, que a Volkswagen batiza de TSI. Entre as características principais está o turbo, sistema de injeção direta e configuração de quatro válvulas por cilindro. A potência máxima desse moto r é de 140 cavalos. Detalhe muito interessante, que pela primeira vez na história (no Brasil), o primo “pobre”, está melhor que o primo “rico”. O novo Golf é montado na mesma plataforma do novo Audi A3. Assim, eles compartilham diversos componentes, inclusive o moto r. Mas o fato realmente curioso, é que no Audi A3, o moto r 1,4 litro entrega apenas 122 cavalos! Assim, o novo Golf oferece melhor desempenho que seu primo rico.
 
Outro diferencial desse moto r é o sistema de injeção duplo. O carro tem 8 bicos no total, sendo 4 de injeção direta, e 4 de injeção indireta. De forma geral, funciona assim: Em situações de baixa rotação, e velocidade constante, são usados os bicos de injeção indireta. Quando existe real solicitação de potência, com aumento rápido do giro do moto r, o sistema troca para os bicos de injeção direta, pulverizando o combustível diretamente no interior do cilindro. A vantagem disso é reduzir as emissões de partículas numa ampla gama de utilizações, reduzindo também o consumo de combustível. Assim como acontece na Touareg, o moto r do Golf traz um eficiente método de resfriamento do moto r, totalmente eletrônico. Dessa forma, o moto r pode aquecer mais rápido quando está frio, reduzindo as emissões e economizando combustível.
 
A potência máxima de 140 cavalos, esta disponível entre 4.500 a 6.000 rpm. Além disso, o torque máximo de 25,5 kgfm, já é atingido a partir de 1.500 rpm (pouco mais que a marcha lenta) se mantendo constante até 3.500 rpm.
 
Desempenho
 
Com câmbio manual de seis marchas, o Novo Golf Highline acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos, e alcança 212 km/h de velocidade máxima. Fato muito curioso, que esses números são exatamente iguais (segundo a Volkswagen) mesmo quando o Golf vem equipado com o câmbio robotizado de dupla embreagem “DSG” de 7 marchas.
 
O novo Golf ainda adiciona o Start-Stop, que desliga o moto r em paradas curtas no semáforo. Com o câmbio manual (que tem o pedal de embreagem), o moto r só desliga quando o carro para, e esta desengatado. No momento que o moto rista pisa na embreagem para engatar a marcha, o moto r se religa.
 
Muita tecnologia embarcada
 
A Volkswagen realmente não economizou na tecnologia embarcada. O veículo passa a contar com freio de estacionamento elétrico com a função “Auto Hold” para máximo conforto. O freio de estacionamento eletrônico tem algumas vantagens, como eliminar o freio de mão tradicional e ganhar mais espaço no console. Além disso, o freio é liberado automaticamente quando o moto rista acelera o carro, tornando as partidas em ladeiras mais fáceis. Já a função Auto Hold, evita a movimentação não intencional do carro, numa parada rápida, onde o moto rista tira o pé do freio. Outro diferencial na categoria é o alerta de perda de pressão dos pneus, exibido diretamente no painel do carro.
 
Para quem quer ainda mais, pela primeira vez, o Golf pode ter a sua condução personalizada. Para isso é oferecido com um sistema de seleção do perfil de condução. Através de uma tecla, o moto rista pode escolher entre quatro modos de condução: Eco, Sport, Normal e Individual. Esses diferentes modos alteram a sensibilidade do pedal do acelerador, sensibilidade do volante, funcionamento da injeção e atuação do sistema de ar-condicionado para se adequar a escolha feita.
 
Quando equipado com faróis de Xenon, o veículo pode inclui o DLA (Dynamic Light Assist ou Assistente de luz dinâmica). É um tipo de farol inteligente. Por meio de uma câmera instalada no para-brisa, o carro enxerga o tráfego à frente, e no sentido contrário. Com essa informação, os moto res elétricos de ajuste do facho do farol de Xenon são ajustados para não atrapalhar outros usuários na via. Isso garante luminosidade onde é necessário, sem prejudicar a visão de outros moto ristas.
 
Outro equipamento presente é o Park Assist 2.0. A mais nova versão do assistente de estacionamento, permite manobra automática para estacionar em vagas paralelas à via, como também parar de ré em vagas perpendiculares (tipo shopping). Adicionalmente, o Park Assist 2.0 também permite o auxílio para a saída da vaga de estacionamento. O Park Assist trabalha em conjunto com os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, que tem exibição gráfica na tela multimedia do carro.
 
Infotainment de última geração
 
Outro destaque é o Infotainment de última geração, com reprodução de música digital a partir de várias fontes e navegação GPS em novos formatos. Ainda que a Volkswagen afirme que o sistema presente na Touareg é o melhor que existe em toda gama de carros da marca, o equipamento do Golf se mostra mais funcional e com mais recursos.
 
Batizado de “Discover Pro” ele inclui rádio, DVD-Player, tela touchscreen de 8 polegadas e o mais moderno sistema de navegação 3D da Volkswagen. O multimedia aceita inclusive comando de voz. Outra novidade é a memória interna de 60 GB, que permite armazenar músicas e vídeos diretamente no carro. Existem ainda duas entradas para cartão tipo SD-Card e interface MMI. Com a utilização de cabos específicos (comprados a parte) é possível conectar um iPhone, pen-drives e até mesmo reprodutores de vídeos com saídas tipo RCA. Esse equipamento topo de linha inclui conectividade bluetooth (para reprodução de música e viva-voz celular). Outra vantagem são as atualizações dos mapas de navegação por um período de três anos (realizadas em concessionários da marca).
 
Pela primeira vez, a Volkswagen está utilizando sensores de aproximação dos dedos. Assim que o moto rista ou o passageiro da frente movimentam a mão próximo à tela sensível ao toque (touchscreeen), o sistema automaticamente passa do modo display para o modo de entrada, exibindo menus de acesso rápido as funções.
 
Além disso, o sistema reconhece gestos semelhantes aos utilizados em smartphones como a rolagem por arrastar, e função de “pinça” para ampliar ou diminuir o zoom do mapa de navegação. Aliás, o mapa agora possui exibição em 3D, com a virtualização de construções. Em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro é possível navegar observando os prédios, monumentos e construções numa projeção 3D.
 
Se os arquivos de músicas digitais (em MP3, por exemplo) estiveram com sua TAG ID3 corretamente configurada, é possível que as listagens sejam roladas com as capas dos CDs, na biblioteca de mídia.
 
Segurança
 
Esse é outro item que o Novo Golf dá um show de tecnologia. A nova geração vem sempre equipada de série com sete airbags sendo: 2 frontais (com desativação do lado do passageiro para transporte de cadeiras infantis), 2 laterais, 2 do tipo cortina e 1 de joelho para o moto rista. Além disso, o carro conta com controle eletrônico de estabilidade “ESC”, controle de tração “ASR” e freios ABS com distribuição eletrônica. Ainda de forma complementar, o carro oferece o bloqueio eletrônico do diferencial “EDS e XDS”. Assim, numa eventual perda de tração em uma das rodas (em piso molhado, por exemplo) o sistema atua de forma eletrônica, limitando a tração na roda que esta escorregando.
 
O novo Golf ainda inclui mais equipamentos de segurança. Um deles é o detector de fadiga. Esse sistema (introduzido primeiramente no atual Passat) detecta a perda de concentração do moto rista e o alerta por meio de um sinal sonoro durante cinco segundos. Uma mensagem visual também aparece no painel de instrumentos, recomendando uma parada para descanso. Se o moto rista não parar dentro dos próximos 15 minutos, o aviso é repetido.
 
Outra solução de segurança é o “Pro Active”, uma tecnologia derivada da Touareg. Caso o dispositivo detecte uma situação de potencial acidente (como início de uma forte frenagem) os cintos de segurança do moto rista e do passageiro da frente são automaticamente pré-tensionados para assegurar a melhor proteção possível pelo airbag. Quando uma situação de condução altamente crítica e instável é detectada, as janelas laterais o teto solar são fechados.
 
Um item bastante inovador é o “Multicollision Brake”, premiado como a mais importante inovação de segurança pelo automóvel clube da Alemanha (ADAC). O dispositivo aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve num acidente. O acionamento se baseia na detecção da colisão pelos sensores dos airbags. A frenagem do veículo por meio dos freios é limitada pelo controle eletrônico de estabilidade. Em resumo, esse sistema de frenagem aplica os freios até que o veículo atinja a velocidade de 10 km/h. A velocidade residual do carro pode ser usada assim para dirigi-lo a um local seguro após o processo de frenagem. Isso tudo evita que após uma colisão severa, o carro se envolva em outros acidentes, por continuar andando na via, de forma desgovernada.
 
Dirigibilidade
 
Sem medo de errar, pode-se afirmar que o novo Golf é o carro mais gostoso para se dirigir em toda a categoria. Muitos clientes vão achar que o moto r entrega muito mais que os 140 cavalos declarados pela Volkswagen. Aliás, o Golf anda junto com concorrentes que tem moto res declarados com 180 cavalos. O carro tem uma direção muito precisa, e um eficiente conjunto de suspensão, preparado inclusive para a buraqueira nacional. As rodas de liga com 16 polegadas, com pneus 205/55, ajudam a manter o bom controle do carro nas curvas. A direção com assistência elétrica permite manobras suaves, graças ao volante leve. E a posição de dirigir do moto rista, é igualmente agradável. É difícil fazer críticas a esse carro da Volkswagen, ainda mais quando comparamos com o que é oferecido pelos concorrentes diretos.
 
Preço
 
Realmente o novo Golf é uma maravilha de carro. Mas sempre existe o outro lado da moeda. O novo Golf vendido no Brasil, por enquanto é produzido na fábrica da Volkswagen em Wolfsburg, na Alemanha. Mas, a Volkswagen pretende produzir o modelo na fábrica brasileira de São José dos Pinhais – PR, num futuro próximo. Talvez seja por isso que a conta é alta, para conseguir colocar o novo Golf na garagem de casa.
 
Pra começar a pensar no Golf Highline com câmbio manual, o preço inicial é de R$ 73 mil (com câmbio DSG, já sobe para R$ 80 mil). Ai vem a festa dos opcionais. Pintura metálica mais R$ 1 mil. O pacote Premium (que inclui um monte de equipamentos) soma mais R$ 25 mil! O teto-solar mais R$ 4,7 mil. O sistema Park-Assist, mais R$ 4 mil. E a super central multimedia com tela de 8 polegadas, mais R$ 7 mil. Então, o novo Golf Highline com câmbio manual avaliado aqui, custa a “bagatela” de R$ 115 mil! Que o carro é excelente (e o melhor em sua categoria) não existe dúvida. Agora, pagar preço de BMW ou Mercedes num Golf topo de linha, é para quem realmente gosta muito desse modelo de carro. O novo Golf vem com três anos de garantia, sem limite de quilometragem. As revisões são feitas a cada 10 mil km.

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