Categorias
Compra e Venda

Carro usado tem garantia? Confira neste artigo

Uma dúvida comum de quem vai comprar um veículo seminovo ou usado é: carro usado tem garantia? Afinal, ter segurança e poder comprar com mais tranquilidade é fundamental.

Assim, descubra, neste conteúdo, se existe garantia para carros usados e saiba se é seguro realizar esse tipo de negócio! Acompanhe e entenda!

O que prevê o código de defesa do consumidor

O Código de Defesa do Consumidor, no artigo 26, dispõe que, no caso de fornecimento de serviços e produtos duráveis, o consumidor tem direito a reclamar por vícios de fácil constatação ou aparentes, no prazo de 90 dias.

Vícios são falhas, mau funcionamento e qualquer outro problema técnico que impeça o comprador de utilizar o produto normalmente.

Esse prazo começa a contar do momento em que o produto foi entregue ou do final da execução do serviço, e o fornecedor tem 30 dias para solucionar o problema.

Caso a solução não ocorra no prazo, o consumidor pode escolher entre trocar o produto por outro, pedir reembolso e cancelar a compra ou abater proporcionalmente no preço de outro produto de maior valor.

E para os veículos, carro usado tem garantia?

Tudo o que dissemos é válido para a compra de carro usado, pois é considerado um bem durável. Portanto, a resposta para a pergunta se carro usado tem garantia é sim.

A garantia legal obrigatória é de 90 dias e vale para qualquer compartimento do carro, não apenas para o motor ou algum específico. Se for constatado qualquer problema, inclusive na parte interna ou de lataria, o comprador tem direito de solicitar a resolução do problema conforme demonstrado no tópico anterior.

Carro usado tem garantia em qualquer hipótese?

Não. A garantia é válida desde que o veículo tenha sido adquirido no comércio legal, como em concessionárias ou lojas revendedoras. Isso porque, o objetivo da garantia é proteger o consumidor em uma relação de consumo.

Se a compra do carro usado ocorrer entre particulares, não fica caracterizada a relação de consumo, pois quem vendeu não é um fornecedor. Nesse caso, não existe garantia de 90 dias, e sim, a possibilidade de solicitar ressarcimento caso o veículo tenha sido vendido com algum problema, o que deve acontecer com base no Código Civil, e não no Código de Defesa do Consumidor.

Conheça o Comprecar

Viu como é importante fazer negócio no mercado de carros usados, e não entre particulares? Isso é essencial para obter a garantia e ter maior tranquilidade na compra.

O Comprecar é um site especializado em venda de carros usados, além de outros veículos como motos e caminhões. Isso significa que comprar carro usado no Comprecar é seguro, pois o Código de Defesa do Consumidor se aplica normalmente.

Além de seguro, é fácil e barato comprar no Comprecar, pois existem diversos modelos de automóveis, de diferentes anos, tipos e preços, de modo que é muito mais simples encontrar o ideal que atenda a todas as necessidades do comprador.

Continue no site do Comprecar e confira todos os modelos disponíveis de carros usados que estão esperando por você!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *